LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maioria dos brasileiros não trocam de celular há dois anos e três meses, diz pesquisa

29 de julho de 2021 58

Quando foi a última vez que você trocou de celular? Se faz mais de 24 meses, saiba que você não está sozinho nessa. Os consumidores brasileiros estão, em média, há dois anos e três meses com o seu smartphone atual.

A afirmação é de um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado Opinion Box em parceria com o site Mobile Time. O objetivo do levantamento analisar o cenário mercadológico de smartphones em serviço no país. Ao todo foram 2.177 pessoas entre os dias 9 e 16 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Os dados indicam que existe uma diferença no tempo de permanência com o aparelho em relação ao seu sistema operacional. A média dos smartphones com Android embarcado está na casa dos dois anos e dois meses.

Já os proprietários de modelos da Apple costumam ficar um tempo é maior com o smartphone. A média dos usuários de iOS está em torno de dois anos e sete meses. Esse indicador pode representar uma maior durabilidade e reutilização dos aparelhos da marca da maça.

Faixas etárias

O levantamento concluiu ainda que quanto mais jovem a pessoa, menos tempo ela fica com o aparelho. Não foram encontradas diferenças significativas na divisão por gênero. Confira a seguir a separação dos grupos por idade:

  • 16 a 29 anos de idade — 2 anos e 2 meses e meio;
  • 30 a 49 anos de idade — 2 anos e 3 meses;
  • 50 anos de idade ou mais — 2 anos e 3 meses e meio.
Participação das fabricantes

A pesquisa também trouxe números sobre as marcas mais usadas pelos consumidores brasileiros. Para a surpresa de poucos, a Samsung representa 43% da base de smartphones em atividade no Brasil hoje, uma liderança folgada à frente dos demais fabricantes.

A Motorola aparece em segundo lugar, com 22%, seguida pela Apple (13%). Chama a atenção a quarta posição da chinesa Xiaomi (10%), à frente de outras marcas que estão há muito mais tempo no Brasil, como a LG (7%), que tende a diminuir ainda mais sua participação diante da recente decisão de parar de produzir celulares.

Vendas

Os números apontam ainda que 77% dos smartphones ativos no Brasil foram comprados e 23%, presenteados. Entre homens, a proporção que comprou o aparelho é de 83%, enquanto entre mulheres é menor (72%). Entre os que compraram seu celular, 90% adquiriram o aparelho novo e 10%, usado.

Também há diferença por classe social: nas classes A e B, 82% declaram ter comprado seu smartphone atual; ante 76% dos usuários das classes C, D e E. Nesse ponto, não há diferença relevante por faixa etária.

No grupo que foi presenteado com um smartphone, 71% ganhou o aparelho novo e 29%, usado. Há variação relevante por gênero: enquanto 25% das mulheres receberam o aparelho usado, o percentual é de 35% entre homens. Por faixa etária, a grande diferença está no grupo com 50 anos ou mais: 38% ganharam um smartphone usado.

A classe social também é determinante: nas classes A e B, 17% foram presenteados com um aparelho de segunda mão, enquanto nas classes C, D e E a proporção sobe para 31%.

E você, está com o seu smartphone há quanto tempo? Pretende trocar logo? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


58

Comentários

Maioria dos brasileiros não trocam de celular há dois anos e três meses, diz pesquisa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista