LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Participação da AMD no mercado de CPUs x86 tem maior alta em 14 anos

16 de agosto de 2021 6

Atualização (16/08/2021) - HA

Os esforços da AMD para construir chips para servidores, laptops e consoles de videogame ajudaram a empresa a conquistar sua maior participação no mercado de CPU x86 dos últimos 14 anos, conforme pesquisa da Mercury Research. No segundo trimestre deste ano, a fabricante atingiu 22,5% de presença neste mercado — ainda perdendo para a Intel, que domina com 77,5%.

(Imagens: Mercury Research)

O último pico de presença no mercado de CPUs x86 tinha sido lá em 2006, quando atingiu 25,3% no último trimestre daquele ano. Essa melhora se deve, sobretudo, aos processadores para desktop mais recentes da empresa, como a série Ryzen 5000, que foram bem recebidos desde seu lançamento, com excelente desempenho em comparação com os concorrentes.

(Imagens: Mercury Research)

Ainda assim, no total, a participação da AMD no mercado de CPUs para desktops caiu no segundo trimestre, saindo de 19,3% no primeiro para 17,1% nesse.

Foi detectado um aumento, porém, na venda de processadores para servidores e de laptops. Ao mesmo tempo, a empresa vem produzindo chips personalizados para alimentar o PlayStation 5 e o Xbox Series X, que também usam a arquitetura x86.

E aí, nesse mercado de gigantes, como você tem visto o desempenho das duas marcas gigantes? Deixe seus comentários!

Matéria original (10/08/2021)

A AMD foi a responsável pela grande maioria das vendas de processadores de uma das maiores redes varejistas de hardware da Europa. Os números mostram que de cada 10 processadores vendidos, apenas dois são da Intel.

De acordo com o relatório interno de vendas da Mindfactory, 85% dos chips comercializados pela empresa no mês de maio de 2021 foram AMD Ryzen, contra 15% de participação da Intel.

No último mês de julho, a Intel conseguiu diminuir um pouco a vantagem e alcançou 24% de participação nas vendas. A AMD ficou com os 76% restantes. Os dados da rede Mindfactory não são isolados e se repetem em outros varejistas que atuam no continente europeu.

Dados da rede Newegg indicam que 7 de cada 10 chips que ela comercializa são da AMD. Já na Amazon, a relação também é de 8/10 para o lado vermelho da força e a Intel fica apenas com os 2 restantes da comparação.

O jogo está perdido para a Intel?

Vale destacar que os números citados acima são referentes as vendas de hardware avulsos por parte de entusiastas que costumam montar seus próprios computadores e escolhem cada componente da máquina.

Quando falamos das vendas de desktops já montados por empresas OEMs, a Intel ainda reina nesse segmento. Além da forte presença dos chips da empresa em notebooks.

Algumas decisões tomadas pela Intel afastaram parte dos entusiastas de hardware. Uma delas são as constantes mudanças nos sockets das placas-mãe, o que obriga os usuários a trocarem o componente junto com o processador ao se passar de uma geração de chips para outra.

A 12ª geração de processadores Core da Intel deve chegar ao mercado ainda este ano. A linha chamada de Alder Lake pode reaproximar alguns. As expectativas estão altas e só nos resta aguardar.

E você, prefere a AMD ou a Intel na hora de escolher o processador da sua máquina? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


6

Comentários

Participação da AMD no mercado de CPUs x86 tem maior alta em 14 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista