Tech 11 Ago
A gente já falou aqui no TC sobre como a Microsoft tem revolucionado a indústria dos games, através de serviços como o Xbox Game Pass e o Xbox Cloud Gaming, que visam deixar essa indústria mais inclusiva e acessível para quem não dispõe de muito dinheiro.
Mesmo que o Game Pass tenha crescido fortemente nos últimos meses, é inegável que o serviço ainda é bem restrito, já que ele só está disponível em consoles Xbox e PCs, ou em dispositivos mobile via streaming. É claro que sabemos que isso não é culpa da Microsoft, ainda mais com uma recente entrevista concedida por Phil Spencer, que reforçou o desejo de levar a plataforma para os consoles dos concorrentes.
Já faz um tempo que circulam rumores sobre a chegada do Game Pass no Nintendo Switch, mas até então, eles nunca se concretizaram. Infelizmente, Phil Spencer revelou recentemente que isso pode nunca acontecer, já que tanto a Nintendo quanto a Sony não querem que isso aconteça.
Sabe, as pessoas geralmente me perguntam sobre o lançamento de um jogo individual ou outro. E o que eu digo é que quero que a experiência completa do Xbox seja algo que oferecemos. Não temos planos de trazer [o Xbox App] para qualquer outro tipo de plataforma fechada agora, principalmente porque essas plataformas fechadas não querem algo como o Xbox Game Pass. Há uma tonelada de plataformas abertas para crescermos: web, PC e dispositivos móveis. Portanto, todo o nosso foco, francamente, está nessas plataformas.
Isso não é um golpe para ninguém que tenha um sistema que funcione para eles. Eu posso ver porque a revolução do Game Pass não é algo que eles querem agora. [...] No final, quando dizemos que queremos que todos possam jogar no Xbox, realmente queremos dizer que se pudermos trazer essa experiência completa para um dispositivo que os jogadores desejam, estamos totalmente abertos a essas discussões.
Vale lembrar que os esforços da Microsoft em expandir o acesso ao Game Pass tem se expandido muito nos últimos anos, inclusive, a empresa já estuda o lançamento de dispositivos que exigem apenas um monitor ou TV para acessar o serviço, bem como televisores que já incluem a "experiência Xbox".
Por mais que Sony e Nintendo se sintam cada vez mais pressionadas para lançar uma "resposta ao Game Pass", ainda é cedo para dizermos que a Microsoft levou a indústria para um ponto onde o método tradicional de lançamento de jogos é insustentável, sendo assim, ainda deve levar um bom tempo para que as gigantes japonesas decidam lançar alternativas para o serviço.
Você acha que Sony e Nintendo ainda conseguirão manter o lançamento de exclusivos pelo modo tradicional por muito tempo?
Comentários