LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China avança em projeto que busca coletar energia solar com painéis instalados na órbita da Terra

18 de agosto de 2021 6

A energia solar é essencial para regular a emissão de poluentes responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, e vem adquirindo mais usuários em todo o mundo. No Brasil, essa fonte de energia renovável representa apenas cerca de 2% da matriz elétrica, mas há grandes expectativas para um futuro com mais painéis solares e menos gases tóxicos.

Pesquisadores chineses vêm trabalhando em um projeto que busca coletar a energia solar com painéis instalados diretamente na órbita terrestre até 2050. Na última terça-feira (17), no entanto, os primeiros testes já foram realizados em uma escala menor com a base terrestre, capaz de captar a energia dos painéis sem a necessidade de cabos.


Conceito do painel solar chinês em órbita. (Imagem: Reprodução/China Science Daily)

Zhong Yuanchang, professor e especialista em engenharia microeletrônica na Universidade de Chongqing, na China, afirma que já realizou testes de transferência de energia com balões em até 300 metros de altitude com a estação da Base Bishan.

Essa base foi projetada para coletar energia solar sem fio nas centrais solares em órbita, e deve ser a primeira instalação para testes em grande escala da China. Por agora, os pesquisadores estão desenvolvendo uma base para experimentos em altitudes de até 2 quilômetros usando transmissões de energia de ultra-alta tensão em 2030.

O conceito não é novo. Muitos pesquisadores já compreenderam as diversas vantagens de coletar energia no espaço — radiação solar direta e contínua e ausência de nuvens podem ser citadas — mas também existe o obstáculo de transferir a energia captada sem o uso de cabos e à grande distância de 2 mil km (altitude da baixa órbita).

A JAXA, agência espacial japonesa, tem um projeto em andamento similar datado de 1998. O Instituto de Tecnologia da Califórnia recebeu este ano um investimento de US$ 100 milhões para o Projeto de Energia Solar com Base no Espaço (SSPP), que também busca gerar eletricidade no espaço e transmiti-la à Terra.

Vale lembrar que, segundo uma recente análise sobre a poluição atmosférica em 2019, a China detinha 27% das emissões de gases do efeito estufa (GEE), o maior índice entre os países desenvolvidos. Esse dado alarmante é atribuído à sua ativa economia de carvão com usinas minerais que deve ser gradualmente substituído pela alternativa eco-friendly.


6

Comentários

China avança em projeto que busca coletar energia solar com painéis instalados na órbita da Terra
  • Notícias vindo em relação a china agora comecei a ficar com um pé atrás, primeiro covid, depois apoio a terroristas, ai aparece umas notícias nem causa empolgação e sim um certo receio.

      • Interessante! Vão usar balões estratosféricos pra coletar energia solar, legal.

          • E dá-lhe China!

            • Interessante!

              Me fez lembrar do anime Gundam 00, onde enormes baterias eram carregados pelos satélites de abastecimento de energia solar e mostravam que uma vez por semana as baterias eram carregados para cima e para baixo... E na série retratava que poucos países ainda usavam combustíveis fósseis... e a briga era por causa do uso dos painéis solar...

              E tem outro anime da série Gundam: Reconguista em G - Da mesma narrativa do Gundam 00, só que passa no quase 100 anos depois das guerras dos gundans (Literalmente bem complicado para assistir e entender o contexto, uma vez que dá o ênfase à energia solar como principal meio de fornecimento de energia solar, e as baterias eram transportados por meio de elevadores equatoriais, lembrou do paragrafo anterior... então é isso aí! O resto do Spoiler é com vocês!)

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Especiais

                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas