LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo e Claro recebem aprovação da Anatel para compartilhamento de rede

20 de agosto de 2021 5

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou de forma unânime, na quinta-feira (19), o compartilhamento de rede do espectro (RAN Sharing) entre as operadoras Vivo e Claro.

O projeto prevê o uso de espectros 3G da Vivo pela Claro, além de 81 estações radiobase, a maioria localizadas em municípios com menos de 30 mil habitantes ou em rodovias. O acordo já havia sido aprovado em maio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A parceria entre as operadoras é unilateral, dessa forma, apenas a Vivo vai dividir a sua infraestrutura sem uma contrapartida da Claro. Segundo a empresas, o objetivo do projeto é otimizar a rede para atender locais com menor densidade populacional.

Os valores que a Claro vai pagar para a Vivo e os locais que vão ter a infraestrutura de rede compartilhada não foram divulgados.

A Algar Telecom tentou barrar o projeto das operadoras no Cade, mas não teve sucesso. A operadora mineira afirmou que a parceria elimina a concorrência em parte do mercado no país, concentrando o espectro e reforçando a posição dominante da Vivo e da Claro.


Por sua vez, o Cade destacou que projetos do tipo não geram concentração de mercado e em um cenário da chegada do 5G, que vai demandar a implantação de uma infraestrutura muito maior, os acordos de compartilhamento entre as empresas tendem a aumentar.

Esse não é o primeiro acordo do tipo entre as operadoras de telecomunicações. A TIM e a Vivo já compartilham antenas em mais de 700 cidades pelo país. A ideia visa melhorar a qualidade do serviço sem aumentos de custos significativos para as empresas do setor.

E você, o que acha sobre o compartilhamento de redes? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!


5

Comentários

Vivo e Claro recebem aprovação da Anatel para compartilhamento de rede
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista