Tim 30 Ago
No final do ano passado a operadora TIM anunciou a implementação de um assistente virtual em seus principais canais de comunicação, incluindo mensageiros como o WhatsApp, por exemplo. O recurso foi adicionado para permitir que os clientes da operadora possam acessar rapidamente alguns serviços do plano contratado, como emitir a segunda via da fatura ou franquia utilizada.
A empresa está constantemente trabalhando para melhorias seus serviços e revelou o aprimoramento da assistente virtual, adotando novos termos que abordam à diversidade, indicando os constantes esforços da TIM em abranger todas as pessoas, principalmente o público LGBTQIA+.
A mudança em questão é referente à adoção de uma linguagem inclusiva durante os atendimentos realizados pela Tais — nome dado ao assistente da operadora. De modo geral, a mudança substitui o uso majoritário de termos masculinos que eram utilizados para se referir tanto a mulheres quanto trans não-binárias.
Segundo a empresa, foram realizadas noventa mudanças no script de mensagens enviadas pela URA que melhorarão o atendimento dos usuários. Além disso, vale ressaltar que o assistente vem sendo constantemente aprimorado com o intuito de aprimorar suas funcionalidades, evitando o uso de frases ou palavras preconceituosas.
[...] E partindo do contexto social e da própria estratégia da companhia, decidimos iniciar uma revisão das jornadas de atendimento para que todas as pessoas se sintam representadas e incluídas.
Hélio Brito,
Jornalista e funcionário da TIM.
O que você achou dessa mudança? Já usou o assistente virtual da TIM alguma vez? Conta pra gente, comente!
Comentários