LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 14 Pro deve ter ultrawide de 48 MP com pixel binning, mas sem sensor periscópico

12 de janeiro de 2022 38

Atualização (12/1/2022) - HA

citado anteriormente pelo analista Ming-Chi Kuo, o iPhone 14 Pro deve trazer um sensor ultrawide de 48 MP. Agora, nesta quarta (12), a empresa de pesquisas taiwanesa TrendForce divulgou um relatório indicando essa mesma característica, sugerindo a presença da tecnologia nos próximos aparelhos da Apple. No atual iPhone 13 Pro Max, o mesmo sensor trabalha com apenas 12 MP.

A câmera atualizada poderá ter suporte a gravação de vídeos em resolução 8K, mas vale também ressaltar que o aumento dos megapixels não é igual a uma melhora de qualidade, visto que ainda podem ser geradas imagens de baixa qualidade em ambientes com pouca luz. Para driblar isso, como já apontava Kuo, o sistema trabalhará com resultados em 12 MP e 48 MP utilizando a tecnologia de pixel binning.

(Imagem: Reprodução)

Trocando em miúdos, esse recurso que já está em aparelhos como o Galaxy S21 Ultra mescla as informações de vários pixels menores no sensor de imagem da câmera em um "super-pixel" para melhorar a sensibilidade à luz. Isso permitiria, enfim, que o sensor de 48 MP tenha ótimas fotos com boa luz, e imagens de 12 MP decentes nas condições menos favoráveis.

Os aparelhos devem ser anunciados em 14 de setembro pela Apple, a novidade acima deve chegar aos modelos Pro e Pro Max.

Atualização (20/12/2021) - LR

Ainda sem data de lançamento ou informações oficiais, a próxima geração de smartphones da Apple dispõe de vários rumores que tentam antecipar detalhes sobre a ficha técnica do iPhone 14, aparelho cotado para ser lançado durante o segundo semestre do próximo ano e deve trazer inovações no hardware interno e novidades no conjunto de câmeras.

Conforme prevê Ming-Chi Kuo, fonte confiável de informações sobre a Apple, é provável que o iPhone 14 não chegue ao mercado com o sensor periscópio, recurso que está presente na maioria dos celulares topos de linha de outras fabricantes, mas que ainda não foi implementado nos dispositivos da Maçã.

Segundo Kuo, para 2022 devemos esperar a adição de uma câmera ultrawide com 48 MP de resolução, número bastante acima do que encontramos no iPhone 13 Pro Max, modelo carro-chefe da empresa lançado neste ano e é equipado com um conjunto triplo de 12 MP.

Suposto design do iPhone 14. (Foto: Reprodução).

De acordo com Jeff Pu, leaker bastante conhecido no segmento mobile, as variantes Pro e Pro Max do iPhone 14 terão "um sistema de câmera traseira de lente tripla com lente grande angular de 48 megapixels e 12 megapixels atualizados Lentes ultrawide e telefoto", sugerindo notórios avanços para a geração futura.

Quanto ao sensor periscópico, ainda não sabemos se a gigante de Cupertino encontrou uma solução de modo a contrapor a patente da Samsung referente ao uso dessa tecnologia, problema que deve ser um dos principais responsáveis pela demora exagerada na adição de uma lente periscópica.

Considerada "conservadora" quando o assunto são as especificações da linha iPhone, a Apple ainda não desistiu da ideia de lançar um modelo com lente periscópio. Muitos esperavam que essa seria a novidade da linha iPhone 13, mas essa demora para que o recurso chegue ao mercado tem um motivo.

De acordo com pessoas que trabalham na cadeia de fornecimento da Apple, a gigante de Cupertino está procurando maneiras de evitar que a Samsung se torne a sua fornecedora de câmeras periscópio. Contudo, para isso acontecer há um grande porém: a sul-coreana é a única detentora das patentes da tecnologia.

Fontes ouvidas pelo Elec afirmam que a Apple até considerou comprar da Samsung, mas resolveu partir para o "plano b". A intenção é comprar as peças separadamente e montar os módulos por conta própria.

Novidade será adiada após negociações com a Samsung não andarem.

Apesar de parecer uma saída interessante para os executivos da Apple, mesmo a montagem dos módulos ainda dependerá de um "ok" da Samsung.

A Apple precisará solicitar a licença das patentes do módulo periscópio para a Samsung. A empresa chegou a cogitar a compra, mas tudo indica que teremos apenas o licenciamento, uma vez que a sul-coreana não está disposta a abrir mão de uma tecnologia tão importante.

Com essa movimentação interna, a Apple acaba adiando os planos do iPhone com câmera periscópio para 2023. Ou seja, os iPhones 13 e 14 devem entregar apenas melhorias incrementais em suas câmeras, uma vez que a grande mudança só acontecerá no iPhone 15.

Como esperado, Apple e Samsung não comentaram o assunto.

Veja mais

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 21:28)

38

Comentários

iPhone 14 Pro deve ter ultrawide de 48 MP com pixel binning, mas sem sensor periscópico
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista