LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo alemão quer que fabricantes ofereçam 7 anos de suporte aos celulares da União Europeia

05 de setembro de 2021 51

A obsolescência programada de smartphones é um assunto polêmico que já colocou grandes marcas em situações desconfortáveis, como é o caso da Apple, processada no Chile, Portugal e Estados Unidos, por diminuição da autonomia de modelos de iPhone mais antigos via atualizações de software, a fim de fazer com que os usuários adquiram um novo aparelho.

Na Europa, porém, as marcas que desejarem vender smartphones provavelmente terão que lidar com o fato de que a vida dos aparelhos será mais útil.

Isso porque o governo da Alemanha está tentando fazer com que a União Europeia passe a exigir sete anos de atualizações de segurança e peças de reposição para smartphones como parte das negociações com a Comissão Europeia.

A medida quer aumentar a vida útil dos smartphones e, consequentemente, reduzir a quantidade de lixo eletrônico.

Essa nova proposta exige dois anos a mais longo que uma outra sugestão recente da Comissão, que pedia cinco anos de updates, e efetivamente pode dar aos celulares um ciclo de suporte mais parecido com o de um computador.

Mas ambas as propostas estão, é claro, sendo fortemente rejeitadas pelas fabricantes de smartphones. O grupo de advocacia industrial DigitalEurope, que atende big techs como Apple, Google e Samsung, quer que a UE adote no máximo três anos de atualizações de segurança para os celulares comercializados no bloco. Além disso, cobra que as peças de reposição sejam limitadas a telas e baterias — ao invés de continuar oferecendo câmeras, alto-falantes, dentre outros.

Esse suporte de atualizações estendido pode ser crucial. A ideia da União Europeia com tal medida, que deve entrar em vigor em 2023, é aumentar a vida útil dos smartphones e, consequentemente, reduzir a quantidade de lixo eletrônico no bloco. Os aparelhos geral e atualmente se mantêm protegidos e funcionando em boas condições até, no máximo, três anos e meio.

Qual sua opinião sobre obsolescência programa? Acha que a medida solicitada pela Alemanha foi uma boa ideia?


51

Comentários

Governo alemão quer que fabricantes ofereçam 7 anos de suporte aos celulares da União Europeia
  • O que eu reparei foi que Apple já tem um bom tempo de atualizações e os caras querem forçar mais tempo. Aqui no Brasil se você reclamar é taxado de hater! O brasileiro precisa ser estudado.

      • Eu acho que talvez 7 anos seja até demais... Mas uns 5 tá bom... Eu uso um Samsung básico que recebe desde 2018 mas é bem quando a Samsung tem vontade... 2 por ano só lá é uma vergonha

        • Eu não queria que o governo fizesse isso... Isso deveria partir das fabricantes... Celular é algo muito caro pra ser abandonado em 2 anos

            • O Estado consegue destruir tudo oq coloca a mão, então, quanto menos estado melhor.

                • Se todo celular tivesse pelo menos 3 anos de atualizações (que é uma média de tempo boa tanto pro consumidor quanto pras empresas) tudo ficaria balanceado e o mercado de smartphones seria justo do ponto de vista funcional, pq boa parte dos usuários com maior poder de aquisição trocam de celular por puro consumismo de novas tecnologias e upgrades de hardware, quem troca por defeitos e quebra, geralmente são consumidores mais pobres e esses seriam beneficiados com um aparelho menos obsoleto durante essa vida útil (ia até sobrar um trocado pra aquela tia q tá com nome sujo no serasa pq num pagou o carnê das casas bahia do seu galaxy pocket parcelado em 12 sem juros no ano de 2012)

                    • Apoio a União Européia! Alguém tem que dar o ponta pé inicial sobre esse assunto. Tem fabricante que mal chega 2 anos de vida de um aparelho e ele não tem mais suporte (atualizações do sistema operacional e de segurança) forçando os usuários a trocarem de aparelho. Sempre fui a favor de um suporte mais longo, mas vamos acompanhar as notícias sobre esse caso.

                        • Uma pena que isso é fortemente repreendido pela indústria. Seria bom ter tanto tempo de suporte assim, e uma assistência técnica a preços justos pra componentes que desgastam com o tempo (como baterias e conectores).
                          Tenho alguns aparelhos guardada em casa, como IPhone 5C, Galaxy S5, Nokia Lumia 630 e até um bem antigo como o Motorola Rokr EM25 e eles ainda funcionam muito bem. Especificações modestas pros dias de hoje no geral? Lógico. Mas o fato é que funcionam direitinho. Tirando o Motorola, os demais inclusive fazem o básico do cotidiano atual direitinho.

                            • Motorola, LG e Asus não gostaram dessa notícia.

                              • Essa foto da capa já é patrimônio histórico e cultural desse site kkk

                                  • O grande problema não é ter suporte por tanto tempo, mas sim o custo disso. De que adianta ter o reparo sendo que sairá caro? Basta olhar os valores que a Apple cobra pelos "outros reparos" e ver que não compensa para aparelhos com mais de 2 anos.O que deveria ser digamos "tabelado" é a troca da bateria, por se tratar de um item consumível. Os aparelhos são "selados" e impedem a troca pelo usuário e o preço da troca pelo usuário. Pagar absurdos R$ 600,00 na troca da bateria de um iPhone é complicado. Já a Samsung pegando pelo S20 Ultra, cobra R$ 283,00 pela troca da bateria, que apesar de caro, fica mais "justo".

                                      • Acho que 4 anos é um ciclo bem interessante, a Apple já faz isso, a Samsung está quase lá, as pequenas que vão sofrer.

                                          • Apple ganha dinheiro com aparelhos antigos, pois até hj uns como Xr é feito ainda. As android parammde fabricar uns 2-3 meses de lançar os novos.

                                            Suporte de software custa %uD83D%uDCB0. Dou 3 anos para todas voltarem a 2 anos no máximo.

                                            • Entra aquela questão.
                                              Qualidade vs quantidade.

                                              Sabemos que a Apple atualiza muitas vezes seus aparelhos mas não mudar em quase nada. Enquanto no Android as atualizações não mais significativas.

                                              Porém, qualquer coisa é motivo para as empresas aumentarem os preços alegando interferência.

                                                • Do q adianta atualização se a qualidade dos aparelhos só vem decaindo.
                                                  Tipo... Um A01>A02s>A03s só declínio nós processadores que não suportariam uma att

                                                    • Pensa em uma ideia idiota, isso vai fazer com que os telefones tenham uma aumento significativo de preço, isso vai atrapalhar justamente quem mais precisa. Governos assim atrapalham demais a vida de todos. Em plena crise uma ideia ótima e ajudar no aumento de preços sqn....

                                                        • Pelo contrário. Com isso, parte do usuário médio tende a não querer trocar de aparelho tão cedo. As empresas precisam abaixar a margem de lucro pra tornar a troca realmente atraente e fomentar o mercado.

                                                            • Mas garantir peças de reposição por um período x de tempo ou carregador na caixa não vai fazer com que os preços aumentem

                                                              E bom mesmo é o governo brasileiro, que vive de briga política e não faz nada...

                                                                • sempre esse argumetinho de merda, deve ser bom ser ingenuo nesse ponto pra acreditar que oferecer ou não mais anos de suporte, colocar ou não carregadores e fones na caixa ou até garantir peças de reposição vai influenciar de fato o preço final de determinado produto, enquanto ano a ano vemos os aparelhos sendo sucateados e as margens de lucro de empresa bilhonária aumentando. A maxima de qualquer preço é o quanto o consumidor está disposto a pagar. Uma merda mesmo esse governo alemão que tem o minimo de preocupação com prejuizo aos consumidores, bom mesmo é no Brasil.

                                                                • Aqui no Brasil se tivesse uma obrigação de 3 anos de peças de reposição e 5 para atualização de segurança seria ótimo.
                                                                  Feliz aqui com meu iPhone 6 Plus defasado porém com atualização de segurança até hoje.

                                                                    • Também sou feliz com o meu 6, mesmo com alguns problemas(bateria paralela degradada, falta de suporte para alguns apps e etc) ainda é melhor do que esses celulares de entrada de hoje, jamais eu pago 1800 em um Galaxy A12 com aquele hardware, 1700 em um Moto G10 ou 1200 em um Redmi 9A da vida...

                                                                        • Mano do céu, iPhone 6 Plus?
                                                                          Se tá vivendo no mundo de 2016 ainda?
                                                                          Qualquer intermediário e 10 vezes mais rápido do que esse"lixo eletrônico" e com aspas de indignado!

                                                                            • Pois faça um comparativo com aparelhos Android do mesmo ano dele e veja quem envelheceu melhor.
                                                                              Não é qualquer Android dessa época que ainda toda relativamente bem como um 6 Plus. Inclusive nessa época ainda tinham aparelhos que nem contavam com a arquitetura de 64-bit%u2026

                                                                                • Bom vamos lá, 2014 Android com 64 bits era raro, só em 2015 apareceu SoC's.
                                                                                  iPhone 6 era um top de linha, só que em...2014!
                                                                                  Se ele usa um aparelho desse ano em 2021 vamos comparar com algo próximo, intermediário Android hj e melhor que este smartphone da Apple e isso e mais do que visível..
                                                                                  Temos que parar de usar algo por simples questão de status, pois não se usa um Xperia z4 ou um Galaxy S6 só pela marca..Ei estou dando exemplos de flagship's Android!
                                                                                  "Ainn apple ainda tem tecnologia.."
                                                                                  O smartphone e de 2014!
                                                                                  8 anos, são OITO ANOS!
                                                                                  O meu intermediário, que nem Premium e, tem mais tecnologia e desempenho que esse Apple, que e sim lixo eletrônico.

                                                                                  • Melhor do que Xiaomi, Galaxy A02, A02s, A12, Moto G10, E7 da vida ele é com certeza, quem tá no mundo de 2016/2017 é a Samsung e Motorola cobrando mais de mil reais em A02s/Moto G10 com Snapdragon 4xx de quase 5 anos atrás...

                                                                                      • Desculpem..
                                                                                        Errei a data
                                                                                        Era 2014 ainda..Tanta coisa mudou desse ano até agora..
                                                                                        E basicamente um lixo eletrônico..

                                                                                          • iPhone 6 ainda é bom perto dos lixos eletrônicos da Samsung(Galaxy A02, A02s e A12, o último custa em média 1799 reais, imagina pagar 1800 reais em celular com processador MediaTek P35 de 2018 que só é usado em LG K51 da vida), Motorola(Moto E7 e G10) e Xiaomi(Redmi 9A) que são vendidos a preço de ouro em loja física, esses celulares custam mais de mil reais e conseguem ter desempenho, tela e câmeras iguais ou até inferior a um top de 2014, só são melhores em bateria mesmo...

                                                                                              • Sério mesmo que vc só deu exemplo de smartphone Android de entrada enquanto o Apple iPhone 6 e um flagship de 2014?
                                                                                                Sério mesmo que vc acha que sou idiota o bastante para acreditar nessa besteira que vc comentou?
                                                                                                Que comparação sem pé e cabeça e essa?
                                                                                                Meu intermediário que nem e Premium, tem 3 vezes o desempenho do iPhone 6 Plus..
                                                                                                Além de ter tecnologias recentes, isso um smartphone Android barato.
                                                                                                Comparar com ele não e muito legal né? Agora com smartphone de entrada e fácil?

                                                                                            • Qual a necessidade de falar "plus"?

                                                                                            • Com bateria de lítio fixa é impossível! Seria mais proveitoso e plausível fazer as empresas oferecerem 1 troca gratuita de bateria do que 7 anos de garantia

                                                                                                • Depois que se tira traseira, tirar bateria é coisa de segundos.
                                                                                                  Nem todas tem parafuso prendendo.
                                                                                                  Só soltar uns conectores e já sai.

                                                                                                  Paguei uns R$130 na bateria oiginal (achei no submarino). Veio um kit com cola e as ferramentas.
                                                                                                  Serviço foi 40,00.

                                                                                                  Posso usar mais uns 4 anos. %uD83D%uDE01

                                                                                                • Pode acontecer, mas todos vão ficar bem mais caros...

                                                                                                    • Não entendo como há quem aja como se não tiver android atual deixasse o aparelho sem uso.
                                                                                                      Outras UI têm desde android 4.4 coisas que Pixel nem sabe quando e se vai ter algum dia.

                                                                                                        • Concordo%u2026 só viciados em tecnologia que exigem aparelhos com as atualização mais recente (tá eu sou um, mas concordo com você)

                                                                                                          Aparelhos com versões antigas rodam tudo devido ao play console, mas o povo escuta viciado pedindo atualização, e já acha que eh final de problema, e que ele também precisa kkkj

                                                                                                            • Não viu que ali se refere a atualizações de segurança e não versão do Android? As atualizações de segurança ajudam em invasões de smartphones, tem smartphones que facilmente tem a senha quebrada por terem explorado brechas que a Google já corrigiu em atualizações, mas que as fabricantes não repassaram para os dispositivos.

                                                                                                                • Digo sobre a pessoa chamar de obsoleto aparelho sem versão recente do android, o que é mentira. Funciona muito bem.
                                                                                                                  Ao contrário do iOS, que tem muito app que não roda no iOS12 (de 2012) , mas roda em android 4.0 ...
                                                                                                                  Quem quer hackear seu aparelho, o faz quando quer.
                                                                                                                  Não tem o tal software de Israel que ataca até telefone desligado?
                                                                                                                  FBI não admite mas consegue invadir iphone.

                                                                                                                    • Tudo bem Lenhador , vc usa um Android um pouco antigo, mas já pessoas como eu que não e só por causa de atualização ou se sentir seguro, e sim pelo avanço da tecnologia no smartphone, veja só um smartphone intermediário antigo não tem as otimizações de software e dos SoC mais recentes, eu mesmo só adquirio um novo smartphone se houver um ganho justificado na tecnologia, ok eu comprei um Redmi S2 (snap625)com SoC um pouco antigo na época , o que pesou nos anos que seguiram, hoje com um SoC do final de 2020, tenho acesso a uma experiência com a plataforma Android mais completa e plena, mesmo a Miui matando o desempenho do g95, mas ainda uma excelente experiência, lembrando que deixei de lado a ideia de partir para um flagship por causa da pandemia..

                                                                                                                        • 625 é do nível do 808.
                                                                                                                          Deveria dar conta de tudo.
                                                                                                                          Problema é a UI.

                                                                                                                          Caso queira ficar tipo 2-3 anos com aparelho, evite Samsung e Xiaomi.

                                                                                                                          Vejo povo aqui reclamar de xiaomi com SD7xx engasgando ao usar 120Hz. Isto não deveria ocorrer, pois a CPU suporta esta taxa.

                                                                                                                    Android

                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                    Android

                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                    Especiais

                                                                                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas