LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos 2200 surge em testes de benchmark e overclock da GPU AMD chegaria a 1,8 GHz

22 de setembro de 2021 54

Atualização (22/09/2021) - FM

Há muita expectativa para a nova geração do Exynos, a família de chipsets projetados e fabricados pela Samsung. Essas plataformas não costumavam apresentar vantagem contra a concorrência, porém, segundo testes de benchmark com os chips ainda não lançados, a sul-coreana deve se sobressair novamente.

O Exynos 2200, futuro processador top de linha da fabricante, passou por testes de benchmark na última semana. O Geekbench expôs a presença da GPU AMD RDNA2 Mobile Radeon, que exibe potencial para atingir velocidades exorbitantes. De acordo com especulações no fórum Clien, os núcleos gráficos do chipset operam a 1,58 GHz.


É dispensável ressaltar que essa frequência de clock é incrivelmente alta e pode não representar a velocidade base das GPUs AMD RDNA 2, portanto, assume-se que os dados sejam coletados a partir de testes com overclock. Segundo o fórum, as unidades gráficas podem operar a 1,8 GHz com potência de 10 watts.

A performance desses componentes, embora impressione, pode ser entravada pelo fato de estarem rodando em um smartphone, que possui uma dissipação de calor mais limitada que outros dispositivos, como PCs. Desta forma, tais velocidades poderiam causar superaquecimento nas plataformas e prejudicar o desempenho a longo prazo.

Dado que essa família de processadores carrega um histórico de problemas causados pelo superaquecimento, é possível que a empresa demonstre foco em atenuar o calor gerado na plataforma em vez de atrair pelo poder gráfico.

Espera-se que o Exynos 2200 seja utilizado, além dos smartphones, em notebooks e tablets — esses dispositivos costumam oferecer mais espaço para soluções térmicas que mantêm o hardware em temperaturas adequadas, permitindo que o chipset se destaque com seu poder de processamento. Paralelo a isso, a Samsung trabalha no Exynos 1200.

Texto original (13/09/2021)

Exynos 2200 surge em teste de benchmark com GPU AMD e driver de código aberto

Apesar do "atraso" no seu lançamento, o novo Exynos 2200 continua chamando a atenção do público entusiasta, uma vez que a promessa é que ele consiga vencer o desempenho do Snapdragon 898. Hoje (13), o conhecido e confiável Digital Chat Station liberou o primeiro teste do chipset no Geekbench.

O ponto mais curioso é que o benchmark foi executado em um smartphone que carrega a numeração Samsung SM-S906B, ou seja, esse pode ser o Galaxy S22 Plus. Já o processador tem a numeração S5E9925 e a plataforma já deixa bem evidente a presença da GPU AMD RDNA2 Mobile Radeon.

Ele tem núcleo principal Cortex-X2, três núcleos Cortex-A710 big e quatro pequenos núcleos A510.

No entanto, o que mais chama a atenção é que o núcleo X2 está rodando a um clock de apenas 2,59 GHz, enquanto que a intenção é que a versão final chegue a 3.0 GHz.

Isso indica que a pontuação single-core será afetada, uma vez que ela é menor que a do produto final. Já a multi-core também foi prejudicada.

Veja o resultado abaixo:


Tanto o Exynos 2200 quanto o Snapdragon 898 provavelmente serão fabricados em 4 nm da Samsung, sendo que ambos também estão em fase beta. Por isso, o resultado dos primeiros testes de benchmark são inferiores ao esperado.

Outro detalhe que consta no benchmark envolve o próprio S22 Plus, uma vez que ele é o modelo global (sufixo B). Ou seja, Europa, Brasil, China e Índia receberão a variante com Exynos 2200. Já o modelo com Snapdragon (sufixo U) será vendido apenas nos EUA.

Por fim, o Digital Chat Station também notou outro detalhe importante: a GPU tem o codinome “Voyager EVT1” e está executando o Vulkan 1.2.174 com um driver AMD de código aberto.

Isso pode ser um fator muito importante, uma vez que os drivers costumam ser os responsáveis pelo curto ciclo de suporte dos dispositivos Android.


54

Comentários

Exynos 2200 surge em testes de benchmark e overclock da GPU AMD chegaria a 1,8 GHz
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista