Economia e mercado 10 Set
A operadora TIM deu continuidade a uma série de testes da rede de conexão 5G Stand Alone nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Dois pilotos em formato Prova de Conceito (POC) vão ser usados nessa etapa do processo.
De acordo com a TIM, os testes são essenciais para avaliações técnicas da própria rede e de suas funcionalidades, como agregação de frequências, compartilhamento de rede e conexões de dados em baixíssima latência.
Os pilotos em questão acontecem no Brooklin, zona Sul de São Paulo, e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e vão servir para preparar desde já a expansão de rede de quinta geração após o leilão de frequências.
A iniciativa faz parte de uma série de testes realizados pela operadora em 2021 e iniciados em maio, em Brasília (DF), durante o Digital Day, e em Rondonópolis (MT), em demonstração de aplicações do 5G para o agronegócio.
Os novos testes de campo fazem parte de uma série de 20 iniciativas anunciada pelo Ministério das Comunicações em maio e relacionadas ao 5G Stand Alone, o padrão definido pelo governo federal para implementação de rede no país.
Desde outubro do ano passado, a TIM ativou a tecnologia 5G DSS pelo país, em diferentes localidades, e até o final de 2021, pretende ativar a tecnologia em mais cidades brasileiras.
“Estamos reforçando os pilotos do 5G Stand Alone, que será a tecnologia adotada oficialmente no Brasil, e já alcançamos velocidades superiores a 1.5Gbps, muito maiores do que as disponíveis em 4G", explicou o diretor de engenharia e implementação de rede da TIM, Marco Di Costanzo.
No final de agosto, o ministro das Comunicações prometeu que São Paulo e o Rio de Janeiro teriam acesso a rede 5G já em dezembro deste ano, mas não detalhou uma data oficial para a tecnologia estrear no Brasil.
O edital do leilão das faixas destinadas a rede de quinta geração já foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no final de agosto após um pedido de vista de um dos ministros.
Após o parecer do TCU, o edital vai ser encaminhado para publicação pela Anatel em até sete dias. Em declarações anteriores, o ministro afirmou que trabalha para que todas as capitais brasileiras tenham acesso à tecnologia até o mês de julho de 2022.
E você, está ansioso(a) para usar o 5G? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários