LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Testes da TIM para ativação da rede 5G Stand Alone avançam em São Paulo e no Rio de Janeiro

13 de setembro de 2021 4

A operadora TIM deu continuidade a uma série de testes da rede de conexão 5G Stand Alone nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Dois pilotos em formato Prova de Conceito (POC) vão ser usados nessa etapa do processo.

De acordo com a TIM, os testes são essenciais para avaliações técnicas da própria rede e de suas funcionalidades, como agregação de frequências, compartilhamento de rede e conexões de dados em baixíssima latência.

Os pilotos em questão acontecem no Brooklin, zona Sul de São Paulo, e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e vão servir para preparar desde já a expansão de rede de quinta geração após o leilão de frequências.

A iniciativa faz parte de uma série de testes realizados pela operadora em 2021 e iniciados em maio, em Brasília (DF), durante o Digital Day, e em Rondonópolis (MT), em demonstração de aplicações do 5G para o agronegócio.


Os novos testes de campo fazem parte de uma série de 20 iniciativas anunciada pelo Ministério das Comunicações em maio e relacionadas ao 5G Stand Alone, o padrão definido pelo governo federal para implementação de rede no país.

Desde outubro do ano passado, a TIM ativou a tecnologia 5G DSS pelo país, em diferentes localidades, e até o final de 2021, pretende ativar a tecnologia em mais cidades brasileiras.

“Estamos reforçando os pilotos do 5G Stand Alone, que será a tecnologia adotada oficialmente no Brasil, e já alcançamos velocidades superiores a 1.5Gbps, muito maiores do que as disponíveis em 4G", explicou o diretor de engenharia e implementação de rede da TIM, Marco Di Costanzo.

5G no Brasil

No final de agosto, o ministro das Comunicações prometeu que São Paulo e o Rio de Janeiro teriam acesso a rede 5G já em dezembro deste ano, mas não detalhou uma data oficial para a tecnologia estrear no Brasil.

O edital do leilão das faixas destinadas a rede de quinta geração já foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no final de agosto após um pedido de vista de um dos ministros.

Após o parecer do TCU, o edital vai ser encaminhado para publicação pela Anatel em até sete dias. Em declarações anteriores, o ministro afirmou que trabalha para que todas as capitais brasileiras tenham acesso à tecnologia até o mês de julho de 2022.

E você, está ansioso(a) para usar o 5G? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


4

Comentários

Testes da TIM para ativação da rede 5G Stand Alone avançam em São Paulo e no Rio de Janeiro
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas