Segurança 25 Ago
A Gol Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira (21), um planejamento para a aquisição de uma frota própria de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A previsão é de que o serviço faça sua estreia em 2025.
De acordo com a companhia aérea, a frota de aviões elétricos vai formada pelas aeronaves VA-X4 eVTOL, fabricadas pela empresa britânica Vertical Aerospace. O modelo é referência quando se fala em taxi aéreo e é um dos mais avançados da atualidade.
O futuro serviço com aeronaves elétricas da Gol pode transportar até quatro passageiros e um piloto, voando a uma velocidade máxima de 320 km/h. Segundo a fabricante, a autonomia do modelo é de 160 km com uma única carga completa.
A companhia brasileira destacou que a iniciativa faz parte da estratégia de investimento no mercado regional de transporte aéreo. Com o acordo, não vinculante, a empresa pretende abrir novas rotas, passando a atender mais voos domésticos.
Agora, as empresas envolvidas correm para realizar um estudo de viabilidade do projeto. O processo inclui a certificação do eVTOL e a verificação da infraestrutura necessária para a operação dos novos aviões elétricos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entre outras autoridades aeronáuticas brasileiras e estrangeiras vão participar dessa etapa.
A empresa irlandesa de leasing Avolon vai ser a responsável por fornecer as aeronaves. A expectativa dela é de que a certificação do VA-X4 seja finalizada até o ano de 2024.
O mercado de transporte aéreo já vem se movimentando nesse sentido há algum tempo. Em agosto, a companhia Azul anunciou a encomenda de 220 aeronaves eVTOL em parceria com a startup alemã Lilium, cuja operação deve começar também em 2025.
E você, gostaria de voar em um eVTOL? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários