LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nordeste tem a maior participação de pequenos e médios provedores de internet, aponta Anatel

21 de setembro de 2021 13

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório sobre o mercado de internet e TV por assinatura no Brasil. Os números mostram que a região nordeste do país concentra o maior número de pequenos e médios provedores dos serviços.

Fortaleza, Natal, Teresina e Aracaju são as quatros capitais nordestinas que apresentam os maiores números de market share. No caso da capital do estado do Ceará, quase 60% de todos os assinantes de banda larga utilizam serviços de pequenos e médios provedores de internet.

Em Natal e Teresina, os líderes de mercado são os menores ISPs que, juntos, controlam 38% e 33% de todos os clientes de banda larga, respectivamente. Em Aracaju, capital do estado de Sergipe, 1 a cada 4 assinantes de internet banda larga opta pelo serviço de um pequeno ou médio provedor.

A região Nordeste foi a única das 5 regiões brasileiras que obteve números positivos no mês de junho quando comparado a maio deste ano e junho de 2020. No comparativo mensal, os acessos e a densidade foram 0,4% maiores, enquanto no comparativo anual foram 2,5% e 1,9% maiores, respectivamente.


Ainda de acordo com os dados da Anatel, referentes ao mês de julho, os números são ainda maiores quando comparado ao mês anterior, junho no caso, já que o aumento em acessos e densidade da região Nordeste foi de 59,9%.

Na comparação anual, o mês de julho de 2021 foi 61% maior em densidade e acessos do que o mesmo mês de 2020. O Nordeste se mostra, mais uma vez, uma região com números interessantes no setor de TV por assinatura e internet fixa.

Papel da TV por assinatura

A MultTv, uma empresa de compartilhamento de headend, afirma que a inclusão da TV por assinatura na operação dos provedores de internet regionais é uma estratégia que permite o crescimento de faturamento e fidelização da base de clientes.

“O compartilhamento de headend tem possibilitado que ISPs de todo o Brasil passem a competir de igual para igual com os líderes de mercado. A estratégia permite um crescimento médio de 30% no faturamento dos provedores”, disse o diretor comercial da MultTv, Marcelo Rodrigues.

E você, mora no nordeste e usa os serviços de alguma ISPs? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


13

Comentários

Nordeste tem a maior participação de pequenos e médios provedores de internet, aponta Anatel
  • A internet que eu uso é do provedor local.. a internet deles é ótima, uma das melhores se não a melhor que já tive.. o foda é só o suporte técnico que demora pra solucionar algum problema, seja cabos partido ou perda de link, fora que nos últimos meses a empresa vinha sofrendo com roubos de equipamentos (não só ela, mas outras empresas tbm) o que nós deixava horas sem internet, mas depois que prenderam o responsável por esses furtos (que por sinal era dono de um provedor) a expectativa é que isso acabe.

      • Usava a vivo mas ficou horrível e agr uso internet de provedor de bairro. Mil vezes melhor.

          • Nem se compara, aqui em casa já tive Oi, Vivo e Claro/NET, tiver muita dor de cabeça, principalmente na parte do suporte técnico, agora tenho uma internet de uma empresa média e a facilidade de assistência, estabilidade na conexão e velocidade muito melhor do que as que tive.

              • Sou do sudeste e tenho contratado uma internet que é de uma empresa de bairro, eles entregam mais do que foi contratado a internet extremamente instável de fibra óptica, não preciso ter telefone fixo, os poucos problemas que eu tive foi resolvido diretamente por Whatsapp e os preços são bem atrativos, nada a reclamar...

                  • Aqui na Bahia alguns anos atras pagava 70 reais para ter 2mb. Hoje aqui em casa pago o mesmo, mas tenho uma internet 100/100mb e sem quedas.

                      • Isso é ótimo, porque foi graças aos pequenos e médios provedores que a internet fixa no Nordeste deu um salto de qualidade.

                          • Não adianta as maiores empresas terem planos de melhor custo-benefício, se grande parte da população não pode e nem necessita pagar tanto. Só vendem planos a partir de 100/200mb de Internet por fibra óptica e maioria é venda casada com telefone ou assinatura de tv.

                            • A internet do interior do Nordeste melhorou muito com a chegada da Brisanet, pois meio que obrigou os provedores locais a investir principalmente na fibra óptica.

                              Antigamente, boa parte das cidades pequenas do interior usavam banda larga. A velocidade da internet era em média entre 1 MB e 5 MB.

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Especiais

                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas