LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Europeia deve forçar fabricantes a usarem USB-C e vender celulares sem carregador

23 de setembro de 2021 25

A Comissão Europeia deve apresentar ainda hoje (23), um projeto de lei que deve padronizar todos os cabos e carregadores no velho continente. A proposta já vem sendo discutida há muito tempo, mas só agora houve consenso por parte dos parlamentares.

De acordo com a Reuters, o texto prevê que todas as empresas de tecnologia vendam seus produtos com um único padrão de conector. Isso deve favorecer a porta USB-C, uma vez que ela é dominante no Android e finalmente está chegando aos smartphones mais básicos.

A única empresa que não utiliza o padrão USB-C em seus smartphones é a Apple e a gigante de Cupertino deve se adequar caso queira continuar vendendo iPhones no continente europeu.

O padrão adotado será o USB-C.

Além de tornar a vida do usuário muito mais simples, uma vez que o compartilhamento de carregadores e cabos se torna mais fácil, a União Europeia tem usado o argumento ambiental para implementar a medida.

Como consequência, a Apple deve levar "o prêmio de consolação". Isso porque a UE também deve permitir e até mesmo incentivar as fabricantes a venderem seus smartphones sem carregador na caixa.

A intenção dos membros do bloco é incentivar o usuário a continuar com seu carregador antigo, uma vez que ele será compatível com um novo smartphone após a padronização dos conectores. Isso deve reduzir o lixo eletrônico, mas a medida deve enfrentar resistência por parte do público.

Caso o texto seja aprovado mais tarde, ele provavelmente precisará ser ratificado por todos os países da União Europeia. Esse processo pode demorar até um ano, algo que empurra para 2023 a adoção do USB-C como padrão único e universal.


25

Comentários

União Europeia deve forçar fabricantes a usarem USB-C e vender celulares sem carregador
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista