LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Crise do hardware: fabricantes enfrentam dificuldades para encontrar funcionários qualificados

23 de setembro de 2021 9

A falta de materiais brutos, chips e outros componentes essenciais de aparelhos eletrônicos e automóveis está preocupando toda a indústria mundial. Porém, de acordo com o IPC — representante de fabricantes como Foxconn — esse problema é apenas o começo da crise no segmento, pois fornecedores da América do Norte, Ásia e Europa não conseguem encontrar funcionários qualificados.

O prazo de espera para empresas interessadas receberem chipsets aumentou para 21 semanas e a crise de semicondutores pode se estender por mais tempo que o esperado, indo até 2023 com aumento de preços. Mesmo empresas de grande porte como a Toyota, que precisou reduzir a produção de veículos em 40%, estão sendo afetadas.

Agora, 80% das fabricantes de eletrônicos relatam estar enfrentando dificuldades para encontrar e manter trabalhadores prontos para dar continuidade à produção industrial em um período de altíssima demanda.

Os custos para encontrar funcionários especializados aumentou consideravelmente no último ano, de acordo com o IPC, e essa tendência deve continuar ao longo de 2022 também. Com a pandemia de coronavírus, porém, a demanda por produtos eletrônicos cresceu.

Ao que parece, dois terços das empresas norte-americanas estão tendo problemas para contratar equipes de produção qualificadas e a situação é similar na Europa.

Já os fornecedores asiáticos estão em situação menos alarmante: um terço afirma estar passando por tal problema, um cenário resultante principalmente de custos de trabalho menores e regulações de segurança trabalhista mais relaxadas.


Resolver tal situação não será fácil, mas quase metade das empresas que participaram do levantamento afirmaram estar promovendo novos treinamentos para funcionários já existentes e oferecendo compensações mais atrativas para posições em aberto. Com a pandemia ainda complicando relações internacionais, a contratação de imigrantes é um plano secundário.

A pesquisa do IPC revelou ainda que 90% das empresas tiveram custos maiores na compra de materiais e componentes no último ano, o que causou perda na margem de lucros. Essa mudança pode acarretar em preços ainda mais caros para o consumidor de eletrônicos no ano que vem.


9

Comentários

Crise do hardware: fabricantes enfrentam dificuldades para encontrar funcionários qualificados
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas