LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Previsto para acontecer em novembro, leilão do 5G é criticado por provedores de internet

29 de setembro de 2021 11

O edital de leilão do 5G foi aprovado pela Anatel e deve acontecer no dia 4 de novembro, sendo que as empresas interessadas devem enviar suas propostas ao órgão regulatório até o dia 27 de outubro, prazo máximo para que as grandes operadoras ou provedores de internet demonstrem se há interesse em participar do leilão.

Embora o texto tenha sido aprovado o edital não agradou aos provedores de internet das cidades do interior, que afirmaram que as definições podem impedir que o 5G seja expandido de forma ampla no Brasil, especialmente em cidades de pequeno ou médio porte.

Essa informação foi compartilhada pela Iniciativa 5G Brasil, consórcio que conta com a participação 382 provedores de internet do país e que através de um comunicado oficial emitido criticaram a aprovação do edital, que, segundo eles, favorece a implementação da tecnologia por grandes operadoras.

A nota afirma que a proposta do 5G estaria "repleta de inconsistências técnicas", problema que pode afetar a democratização dessa tecnologia no país, sendo bastante semelhante ao processo de implementação das frequências 3G e 4G, que tiveram como ponto de partida grandes cidades e capitais brasileiras e afastou o recurso dos municípios do interior.

A iniciativa entende que o texto aprovado acaba, em suas entrelinhas técnicas, por colocar em vantagem as operadoras de grande porte – pois estas já têm operação em pleno funcionamento - abrindo assim um horizonte de equívocos semelhantes aos já vistos no Brasil quando da chegada das redes 3G e 4G, às quais o interior do país teve acesso tardiamente (ou ainda não teve) em comparação com as capitais", afirma o comunicado.

O consórcio dos provedores de internet solicitou à Anatel alternações nos termos do edital a fim de torná-lo igualitário, no entanto o pedido foi negado pela agência.

Apesar dos contratempos é esperado que a Iniciativa 5G Brasil esteja presente durante o leilão do 5G, conforme comentou Rudinei Carlos Gerhart, diretor executivo do consórcio, afirmando que:

estamos lendo com calma o edital, que é bastante extenso. Mas nosso plano permanece o mesmo. A gente deve se preparar para ir ao leilão. Tentamos defender a nossa tese mas não fomos bem sucedidos. Mas isso não nos impede de avançar. Vamos ter que nos adaptar”, em declaração concedida ao portal Mobile Time.

Você está acompanhando as notícias referentes ao leilão do 5G no Brasil? Quais são suas expectativas? Conta pra gente, comente!


11

Comentários

Previsto para acontecer em novembro, leilão do 5G é criticado por provedores de internet
  • Os prazos para universalização da tecnologia estão tão ridículos que só estarão atendidos plenamente em vias de lançaram o 7G. É muita mamata para as grandes operadoras.

    • É importante que todos possam ter acesso à tecnologia. Se precisa de mudanças para que isso ocorra, que seja. Ninguém tá morrendo por ainda não ter 5g.

        • Não vai rolar, por que o que importa é o interesse de algumas grandes empresas, pois é isso que move e alimenta decisões políticas no país, independente de partido político. Por isso que até hoje há milhares de cidades pequenas com dezenas de milhões de cidadãos que tem somente sinal 3G, e isso quando não chove!!! O 4G nunca chegou e é bem provável que nem chegue, o que prejudica o crescimento de milhares de micro e pequenas empresas no interior do país, pois ficam em desvantagem perante as micro e pequenas empresas de cidades de médio e grande porte, pois seu o nosso principal mercado não tem e não terá a estrutura em tecnologia que as cidades maiores possuem. Em uns 2 anos grandes cidades terão sinal 5G, mais interiorzinho seguirá com o sinal 3G capenga, sonhando um dia chegar o 4G. O que salva na maioria das situações são esses pequenos provedores que fornecem uma internet residencial até descente, mais na rua não tem jeito

          • Não era para existir o leilão, só a venda da concessão. E obrigar a implementar 3 ondas uma rápida, uma média e uma lenta, tendo assim um bom sinal , caso tenha antenas próximas podendo existir sova rápida e média velocidade (quando maior a frequência mais velocidade e menor penetração)

              • É só os provedores regionais se organizaram para participar do leilão, o leilão precisa ser realizado no dia 4 de novembro, já estamos mais do que atrasados.

                  • Acho que ele levou uma tijolada, única explicação para falar tanta besteira. Kkkk Mas, isso aqui e o Brasil e ele representa muito bem6o povo brasileiro

                      • Amigo, o problema não é o tamanho da empresa ou falta de organização, mas a obrigatoriedade de se começar em capitais, onde os provedores regionais não têm atuação. Além disso, escolheram faixas dominadas pelos grandes provedores.

                        Os termos do edital que é injusto

                          • Os provedores regionais se organizarem? Posso ta errado mas pelo que entendi é tipo uma união, aqui perto de casa os provedores usam cabos uns dos outros, cortam cabos uns dos outros, quando tentam trabalhar em área um dos outros alguns chamam até bandidos para expulsarem os concorrentes, n tem como smp os grandes vao ter vantagens

                              • Se organizarem no sentido de fazer um consórcio, pois os provedores são pequenos e não darão conta de cumprir as normas do edital separadamente, já um consórcio tem mais chances de cumprir as metas da faixa arrematada.

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Especiais

                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas