LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Compras internacionais: 50% dos brasileiros são afetados pelo tempo de entrega, mas preços atraem

04 de outubro de 2021 7

Importar produtos é uma prática que se tornou possível por uma série de fatores e avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas. Atualmente, não é difícil encontrar varejistas e marketplaces que oferecem fretes internacionais em poucos dias e taxas acessíveis, abrindo portas para que diversos comerciantes ampliem seus negócios a nível mundial.

Assim como no lado do fornecedor, há vantagens e desvantagens para aqueles que fazem compras internacionais, tais que foram detalhadas em números por um novo estudo promovido pela Conversion, De acordo com a pesquisa, o tempo de entrega influencia negativamente a decisão de compra de 50,25% dos brasileiros.


A análise, que consistiu em entrevistar 400 internautas brasileiros entre 16 e 54 anos, teve como objetivo compreender o perfil dos indivíduos que consomem produtos importados no país, destacando quais são os entraves e oportunidades que a prática tende a oferecer, especialmente após os efeitos da pandemia de coronavírus.

Apesar de gigantes varejistas — como o AliExpress e a Amazon — ampliarem sua infraestrutura para atender demandas internacionais mais rapidamente e reduzirem o prazo de entrega estimado para esse tipo de compras, os brasileiros ainda afirmam que o tempo é o principal fator que impacta negativamente nas compras de importados.

Segundo as métricas, a maioria enfrenta cerca de 1 mês de espera pelas suas compras. Os internautas citam outros obstáculos que inviabilizam ou causam desinteresse, como preços elevados (47,50%), custo do frete (46%), taxas de importação (40,25%) e a falta de confiabilidade nos sites que hospedam esses itens (30,50%).


Por outro lado, entre os fatores positivos, a maioria dos entrevistados consideram que o preço dos produtos é a principal motivação (80,75%) para as compras internacionais. A relação de custo-benefício também atrai com a afirmação de 46,75% dos internautas. Outra consideração importante é a variedade de produtos disponíveis (34,25%).

Entre os produtos favoritos dos compradores, quase metade optam pelos eletrônicos em geral (49,25%), além de celulares (36,75%) e roupas (36,75%). Outras compras comuns são artigos para casa (25%), jogos eletrônicos (19%) e computadores ou notebooks (18%).

Por fim, analisando as plataformas mais utilizadas para adquirir produtos importados, é mostrada uma preferência pelo AliExpress (64%), que compartilha o TOP 3 com a Shopee (63,25%) e a Amazon (32,50%). Outros sites mencionados são o Mercado Livre, Wish, Shein e a Lojas Americanas, que também reduziu o prazo de entrega para produtos da China.

E você? Costuma importar produtos? Quais são as vantagens e desvantagens? Comente!


7

Comentários

Compras internacionais: 50% dos brasileiros são afetados pelo tempo de entrega, mas preços atraem
  • Por mais caro que esteja o dólar, ainda vai ser mais barato que comprar aqui. Infelizmente quem vende tem que importar e cobrar taxas e lucro. Quem não consegue esperar(hj está muito melhor, já teve época que demorava muitos meses p chegar) compra mais caro.

      • Os preços são bons (quase sempre), a variedade é fantástica e o frete até o Brasil é bem rápido. Mas aí chega nos Correios e a coisa degringola... Teve uma encomenda minha que saiu de Curitiba para Brasília, até ai tudo bem. Só que ao invés de ir para Brasília, foi para Recife. Aí Recife mandou para Brasília, certo? Só que foi parar em Rio Branco, no Acre!!! De lá veio para Brasília, mas isso levou mais de um mês, só aqui dentro do Brasil!!! Na semana retrasada outro que saiu de Curitiba para Brasília e foi parar em Fortaleza, mas pelo menos depois veio para cá. Assim é dureza!!!

          • Se o preço aqui está mais alto eu compro de fora mesmo...cada centavo conta hoje em dia...

              • É preferível esperar 2 meses por um produto, do que pagar o triplo pelo mesmo; só porque vai chegar mais rápido.

                  • Sem taxa demora uns 18 dias pra PE, mas pra SP tem produto que chega em 12 dias. A maior demora é dos correios de Cajamar/Curitiba pra o norte/nordeste

                      • Vc paga a taxa da alfândega e demora 10 dias para constar no sistema dela.
                        Aff ...

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista