LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook anuncia robô “Bombyx”, Terragraph e outras tecnologias para expandir internet por fibra óptica

07 de outubro de 2021 0

O Facebook Connectivity é uma plataforma de iniciativas globais que busca expandir o acesso à internet em todo o mundo através de soluções inovadoras que ultrapassam o conceito de “viável”. Nesta quinta-feira (07), o programa da empresa homônima revelou suas novas tecnologias que contribuirão para conectar inúmeras pessoas à rede mundial.


Entre as inovações, estão o “Bombyx”, seu novo robô inteligente capaz de instalar cabos de fibra óptica em postes de energia muito mais rápido que os procedimentos convencionais; e o “Terragraph”, uma tecnologia wireless que pode entregar conexões à internet sem fio em regiões de acesso dificultado com o mesmo desempenho da fibra.

Bombyx

Partindo de sua nova solução robótica, o Bombyx foi desenvolvido com o objetivo de desviar de obstáculos impostos pela viabilidade de tempo e orçamento para levar fibra óptica às áreas de difícil acesso. A máquina é capaz de se mover pelos fios de postes de energia e envolver cabos de fibra óptica em seu trajeto.

A título de curiosidade, Bombyx é um gênero de mariposas que abriga espécies capazes de produzir seda em sua fase larval — um dos indivíduos mais conhecidos é o bicho-da-seda.

O Bombyx é conectado aos fios existentes para se mover através das redes elétricas (Imagem: Facebook)

Desde que foi apresentado oficialmente, o robô se tornou mais leve e ágil. Hoje em dia, o Bombyx pode cruzar uma linha de energia em apenas quatro minutos, e opera de forma totalmente autônoma para atravessar obstáculos. A única intervenção humana necessária é posicionar o equipamento na linha de fios.

O Facebook afirma que reduziu a contagem de fibras de 96 para 24 em seus cabos revestidos com protetor térmico, visando acelerar as tarefas do Bombyx. De acordo com a empresa, uma única fibra fornece conexão para até mil residências.

Terragraph

O Terragraph já fornece internet de alta velocidade para mais de 6,5 mil endereços em várias regiões, incluindo áreas de difícil acesso da cidade de Perth, na Austrália. Essa tecnologia utiliza transmissores em postes e telhados de rua para criar uma rede de conectividade estável e alta velocidade para residências e empresas.

A rede opera com frequências em mmWave no espectro de 60 GHz. O Facebook licencia o uso dessa tecnologia gratuitamente para fabricantes parceiras desenvolverem equipamentos que suportam o Terragraph. De acordo com a big tech, mais de 30 mil produtos já foram vendidos para cerca de cem provedores de serviços ao redor do mundo.

Sua principal vantagem é aproveitar infraestruturas urbanas e pontos com fibra óptica existentes e ampliar o sinal para outras regiões para conectividade “last mile” sem se preocupar com obstáculos ao redirecionar as frequências para que a capacidade da rede não seja prejudicada.

2Africa Pearls

O Facebook ampliou o investimento em seus cabos submarinos “2Africa Pearls” com 24 pares de fibra que conectarão a África, Ásia e Europa através de incríveis capacidades que atingem 0,5 petabits por segundo, isto é, cerca de 500 mil gigabits por segundo. Haverá terminais em 46 cidades em 33 países diferentes.

O Facebook usa painéis solares em usinas que fornecer energia aos cabos submarinos (Imagem: Facebook)

“Estamos construindo mais de 150 mil quilômetros de cabos submarinos com nossos parceiros, ao lado de novas tecnologias que melhorarão drasticamente a capacidade e o desempenho desse equipamento”, explica Dan Rabinovitsj, vice-presidente do Connectivity. De acordo com o executivo, a iniciativa terá grande impacto nas regiões mais carentes.

Cynthia Perret, gerente do programa de cabos submarinos do Facebook, explica que foram necessários esforços para viabilizar o cabeamento em uma área com riscos de pesca e vulcões suboceânicos. “O objetivo é gerar até 25 quilowatts de energia para fornecer dois cabos submarinos em vários pontos", comentou sobre a tecnologia ainda em testes.


0

Comentários

Facebook anuncia robô “Bombyx”, Terragraph e outras tecnologias para expandir internet por fibra óptica
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas