LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais da metade dos brasileiros utilizam redes sociais como fonte de informação, revela Kaspersky

13 de outubro de 2021 5

Um estudo realizado neste ano pela Kaspersky em parceria com o instituto Corpa revelou que cerca de 71% dos brasileiros utiliza as redes sociais — Facebook, Instagram ou Twitter — como fonte de informação sobre os mais variados assuntos, incluindo política, saúde e ciência, temas que apresentaram uma alta demanda de buscas desde o início da pandemia causada pela covid-19.

A pesquisa também revela que cerca de 83% dos entrevistados disseram que cuidam da saúde com base em publicações vistas nesses veículos de comunicação, enquanto 88% das pessoas informaram que usam as redes sociais para se manterem informada sobre o funcionamento de serviços públicos.

Esses resultados apontam para eventuais riscos relacionados à privacidade dos usuários durante a procura por informação, visto que os criminosos podem se aproveitar dessa demanda para direcionarem as vítimas para páginas contendo dados falsos e que podem a ameaçar a segurança da navegação.

A empresa identificou que as mensagens de phishing — prática que consiste em induzir a vítima para fornecer seus dados pessoais — atingiu cerca de 15,4% dos brasileiros que usam redes sociais durante o período de oito meses, ressaltando a importância da adoção de práticas a fim de prevenir golpes virtuais.

[...] Logo que as regras de isolamento começaram, tivemos um "boom" dos ataques de phishing. Isso ocorreu porque os serviços online se tornaram a única opção para muitas pessoas que precisaram ficar em casa. Outro grande exemplo são os golpes para roubar o WhatsApp, que divulgamos há alguns meses"

Fabio Assolini
Analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Segundo os especialistas em cibersegurança, é preciso que as pessoas desconfiem de ligações telefônicas, mensagens de texto ou e-mails contendo informações ou propostas suspeitas, sendo recomendado verificar sempre o remetente buscar dados em canais oficiais do governo.

Você já recebeu alguma mensagem de phishing ou se deparou com sites suspeitos? Conta pra gente, comente!


5

Comentários

Mais da metade dos brasileiros utilizam redes sociais como fonte de informação, revela Kaspersky
  • Fake news são notícias falsas,por exemplo:tiveram 600 mil mortes por covid e na Net tem uma notícia dizendo que tem bem menos ou bem mais,BOLSOMINIONS NÃO ENTENDEM ESSE SIMPLES CONCEITO,TEM Q SE FERRAR MESMO,GADEIA UM GENOCIDA VELHO CHEFE DE QUADRILHA.

      • Fake News = qualquer coisa que vai contra a esquerdaAté hoje tem gente chamando o Aranha de estuprador e não tem a conta derrubada Tem Método ? Já foi julgado em duas instancias e mesmo assim continua a mentira e todos que divulgaram, pretendem que nada aconteceu agora que a mentira foi provada

          • Óia q nojo,um bolsominion,n vou nem falar nada pq bolsominion é violento(principalmente com mulheres,já q feminicidios aumentaram depois que Bozo virou "presidente") e muitas outras coisas.

            • óbvio.. a maioria das grandes mídias tradicionais estão todas aparelhadas e tem lado político..

              Brasileiro tá abrindo o olho.. Grupo Globo e seus aliados não tem a mesma credibilidade nas suas notícias.. sempre pegam frases soltas e muda o contexto.. sempre com notícias criticando e nunca notícias apoiando.. pq pra ela.. falar bem é propaganda e tem q pagar por divulgar essas notícias..

                • Está acontecendo, lá fora também eles estão acobertando crimes verdadeiros como os estupros em banheiros compartilhados enquanto divulgam casos falsos como o da Mari Ferrer

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista