LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pagamento por reconhecimento facial passa a funcionar em mais de 240 estações de metrô de Moscou

15 de outubro de 2021 6

O metrô de Moscou, na capital da Rússia, passou a adotar, nesta sexta-feira (15), a opção de pagamento "Face Pay" que utiliza um sistema de reconhecimento facial em mais de 240 estações.

De acordo com informações do site The Guardian, o serviço depende de fotos armazenadas para validar os pagamentos do metrô. Para o usar o Face Pay, o usuário precisa carregar uma imagem do rosto e conectar o cartão bancário ao aplicativo Mosmetro.

Com os dados do usuário no sistema, basta apenas que ele olhe para a câmera colocada acima das catracas para que a tarifa seja cobrada e descontada na fatura do cartão de crédito cadastrado no sistema.

As autoridades de Moscou esperam que de 10% a 15% dos passageiros usem o Face Pay com frequência nos próximos dois a três anos. A expectativa também é de que o tempo gastado em filas seja menor e as esperas encurtadas.


A novidade não foi bem vista por todos os usuários do metrô devido a uma preocupação óbvia com a privacidade, já que a adoção do reconhecimento facial por Moscou em sua vasta rede de mais de 10.000 câmeras CCTV é mais do que um pouco assustador.

O Departamento de Tecnologia da Informação do metrô de Moscou afirmou que as fotos coletadas por meio de canais oficiais não serão entregues à polícia e, em vez disso, são criptografadas com o sistema de segurança GIS ETSHD.


Isso não convenceu os defensores da privacidade russos. Muitos temem o uso político governamental desses arquivos ou até mesmo o medo desse material cair na mão de hackers com más intenções.

E você, confia no sistema de reconhecimento facial? Usaria sem medo? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


6

Comentários

Pagamento por reconhecimento facial passa a funcionar em mais de 240 estações de metrô de Moscou
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas