LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple perde processo contra Huawei e não consegue bloquear a marca 'MatePod'

22 de outubro de 2021 20

A Apple perdeu recentemente um processo movido contra a Huawei com acusações sobre possíveis violações de marcas intelectuais na China, assunto que estava sendo debatido pelas autoridades chinesas desde o começo deste ano e que finalmente teve uma decisão divulgada.

O embate judicial era referente ao uso da marca 'Huawei MatePod' registrada pela fabricante chinesa para sua categoria de fones de ouvido, nome que não foi bem visto pela Apple que tentou bloquear o uso dessa nomenclatura por supostamente se assemelhar aos termos 'Pod', 'iPod', 'AirPods' e 'EarPod ' registrados pela gigante de Cupertino.

O requerimento de bloqueio da marca 'Huawei MatePod' foi negado pelo Escritório de Marcas Registradas da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA, na sigla em chinês), que constatou como improcedente as acusações da Apple de que o termo estaria violando sua propriedade intelectual e se tratava de uma cópia que poderia "causar impactos negativos na sociedade".

Um documento revelado indica que o comitê de propriedades da China decidiu no mês de setembro que não havia evidências suficientes para atestar se tratar de uma violação da marca 'AirPods' e de seus respectivos termos, permitindo que a fabricante chinesa utilize a marca 'Huawei MatePod' para seus produtos.


Em sua decisão, o CNIPA reconheceu que as marcas registradas das empresas compartilham “funcionalidades, canais de vendas e consumidores-alvo” similares, porém “a grafia inglesa das marcas são diferentes e as diferenciações na pronúncia e na aparência geral são distintas”. A Apple recorreu da decisão.

Mercado de fones de ouvido

Desde que as fabricantes de smartphones adotaram massivamente a remoção da entrada 3,5mm P2 para fones de ouvido em 2016 os modelos TWS registraram um crescimento repentino de vendas, ação que é um reflexo da busca dos consumidores por alternativas que não dependam de fios ou adaptadores.

Segundo um relatório divulgado pela IDC, apenas neste ano a China deve vender mais de 120 milhões de fones Bluetooth, número expressivo e que aponta para o avanço desse mercado.

Números referentes ao ano de 2020 revelam que a Apple foi a maior empresa de fones de ouvido sem fio na China ocupando 15,6% do mercado, enquanto a Huawei e Xiaomi seguiram com 8,8% e 8,4%, respectivamente.

Veja mais sobre Apple

Sabia desse processo entre a Apple e a Huawei? O que achou da decisão? Conta pra gente, comente!


20

Comentários

Apple perde processo contra Huawei e não consegue bloquear a marca 'MatePod'
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas