LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pfizer pedirá autorização à Anvisa para aplicar vacina em crianças com mais de 5 anos

27 de outubro de 2021 30

Atualização (27/10/2021) por LL

Nesta quarta-feira (27), a farmacêutica Pfizer afirmou que fará um pedido de autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação de sua vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. O pedido será feito no mês de novembro.

O anúncio foi feito um dia após o comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana (FDA, sigla em inglês) recomendar o uso da vacina produzida pela farmacêutica nesta faixa etária. Vale lembrar que a própria Pfizer afirmou que o imunizante possui 90% de eficácia em crianças com mais de 5 anos.

No caso dos Estados Unidos, a recomendação do comitê independente não é definitiva e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue à risca as indicações do grupo. No Brasil, a Anvisa é quem decidirá sobre a manipulação da vacina. A Pfizer disse que ainda não há data definida para a realização do pedido de autorização, mas o fará em novembro.


A Pfizer informou nesta sexta-feira (22) os resultados de um estudo realizado em crianças com idade de 5 a 11 anos e que teve como objetivo avaliar a eficácia do imunizante desenvolvido pela farmacêutica nessa faixa etária, sendo identificado um resultado positivo e indicando uma resposta imunológica satisfatória na população infantil.

Os dados foram enviados ao órgão americano Food and Drugs Administration (FDA) — semelhante à Anvisa — que recebeu da empresa o pedido de uso emergencial da vacina para esse público.

Segundo a farmacêutica, o estudo clínico contou com o acompanhamento de 2.286 crianças com idades entre 5 e 11 anos, que receberam cerca de um terço das doses aplicadas em adultos, enquanto o restante do grupo recebeu placebo — fármaco que não possui efeito terapêutico.

Os resultados obtidos indicam que a vacina possui alta taxa de eficácia nessa faixa etária, sendo que apenas três crianças do grupo que foi de fato imunizado testaram positivo para o Sars-CoV-2, número que saltou para 16 crianças na turma que recebeu apenas placebo.


De modo geral, o estudo demonstrou uma eficácia de 90,7% no público infantil de 5 a 11 anos, sendo que no mês de setembro a farmacêutica já havia confirmado a segurança da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech para crianças, mas sem revelar os resultados.

No Brasil, o imunizante vem sendo aplicado em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos e intervalo de 8 semanas, enquanto para os adultos acima dos 18 anos o tempo entre cada dose foi antecipado para 21 dias, medida que foi anunciada na última pelo estado de São Paulo.

Vacinação no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente o país já vacinou mais de 152 milhões de brasileiros ao menos com a primeira dose, número que equivale a aproximadamente 72% da população, enquanto cerca de 108,1 milhões de pessoas — 50,6% da população —estão totalmente imunizadas, isto é, completaram as duas doses do calendário vacinal.

Como está a vacinação na sua cidade? Você já foi imunizado? Conta pra gente, comente!


30

Comentários

Pfizer pedirá autorização à Anvisa para aplicar vacina em crianças com mais de 5 anos
  • Ensaio clínico da vacina Pfizer com mais de 4.600 crianças de 5 a 11 anos. CINCO EVENTOS ADVERSOS!
    Três tiveram fraturas.
    Um teve artrite infecciosa.
    Um engoliu uma moedinha. (é sério)
    Nenhum caso relacionado à vacina. Viva a ciência.

    • A Europa está voltando a adotar as restrições, ou seja, a vacina experimental tem mto pouco tempo de eficácia, quantas dozes vamos ter q ficar tomando pra resistir a esse vírus? E se tomaremos quais os efeitos colaterais? N é pq é vacina q n vai fazer mal a longo prazo dependendo da doze tomada. Tem mta coisa mal explicada nessa história.

      • Ainda tem gente que confia em indústria farmacêutica cegamente. Ninguém é contra vacina no Brasil, eu mesmo tomo a da gripe todo ano, só uma dose claro, quando a farmacêutica diz que não se responsabiliza por efeitos colaterais a parada fica estranha, vacinas para outras enfermidades tinham lá seus 5 - 10 anos de testes, para depois ser liberada para o povo, essa foi em 6 meses e se tiver efeito colateral o problema é do pai e da mãe.

          • Eu não entendo pq as fabricantes não se responsabilizam pelos efeitos colaterais causados pelas vacinas.

            • Nunca vou deixar minha filha de 6 anos ser cobaia dessas porcarias .

              • Farmacêutica afirma eficácia...$$$$$

                • mds praq vacinar crianças??? só olha os dados de internação e mortes de menores é infinitamente baixa.. é só querer vender mais vacinas..

                  Uso em idosos com comorbidades é aceitável por causa do grande número de internações e mortes.. mas pras crianças.. em fase de crescimento, com uma vacina q não se sabe oq pode ocorrer daki 5.. 10 anos.. aí já é querer demais néh..

                    • já existe várias vacinas que crianças tomam, essa seria só mais uma para ter segurança, ir contra a vacina só poem em risco a vida dos nossos pequenos, não vejo logo que já exista uma vacina para crianças sim , pois ter mais segurança é bem melhor.

                      • Meu primo de 2 anos quase morreu e hoje está com sequelas. Talvez se uma criança um pouco maior da escola dele tivesse tomado a vacina, ele não teria pego

                        • Pois jovens por mais que não apresentem uma alta probabilidade de internação continuam agindo como um possível vetor da doença.

                            • Corretíssimo . Aliás de doenças contagiosas entre humanos é o maior vetor. Acho que as pessoas antes de comentar qualquer assunto precisam pensam 5 minutos antes. Sempre pesar os 2 lados é importante para ter uma melhor opinião e melhorar como pessoa .

                                • Um adendo. 30% das crianças que morrem tem menos de um ano. Deveriam ser feito testes nessa faixa etária se possível . E melhor ainda , iniciar com as crianças que receberam anticorpos pela mãe pelo leite (trazendo assim menos riscos a criança) . Há pesquisas nessa área mas muito simplórias (as que vi até agora sendo que como não se vende vacina passada pelo leite não há lucro adicional as farmacêuticas. Outro ponto seria se a criança recebe os anticorpos na amamentação / útero quanto tempo esses anticorpos ficam na criança sendo que nessa fase a resposta imunológica é totalmente diferente .

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista