Economia e mercado 26 Out
Embora a MediaTek seja conhecida pelo custo-benefício e tenha conseguido ganhar mercado em um cenário de escassez de semicondutores, a fabricante taiwanesa começou a seguir as concorrentes e está aumentando o preço dos seus processadores.
De acordo com um relatório divulgado hoje (8), o aumento começou a ser repassado na última semana e os preços subiram cerca de 15%. Pessoas que trabalham com as principais fabricantes no mercado também confirmaram o rumor.
Isso deve se refletir no relatório financeiro do último trimestre de 2021, uma vez que o aumento nos preços deve fazer o lucro da MediaTek subir no período.
Ao que tudo indica, o aumento está atingindo os processadores 5G com uma menor intensidade - cerca de 5% -, uma vez que eles são os campeões de vendas. Já no caso dos chips 4G, a situação é completamente diferente.
chips habilitados para o 4G LTE tiveram um forte aumento de preço, uma vez que o foco principal dos fabricantes de chips é geralmente o mercado de smartphones 5G. Com a MediaTek diminuindo seu portfólio 4G, mas a demanda crescendo em mercados como a Índia, isso reduz a oferta desses chips e faz com que o preço suba.
Claro que a MediaTek também não é a única "culpada" pelo aumento de preços, uma vez que a TSMC também subiu os custos necessários para a montagem desses processadores. Ou seja, temos um movimento cascata que em breve também atingirá a Qualcomm.
Comentários