LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Às vésperas do 5G, 20 milhões de brasileiros ainda só possuem 3G, diz Anatel

09 de novembro de 2021 2

Depois do alardeado leilão do 5G na última semana, com o avanço da tecnlogia em previsão para julho de 2022, é só voltarmos os olhos para o país para encararmos a realidade que não são todos que aguardam com grande expectativa a novidade, pois nem todos estão conectados com os serviços de última geração.

Segundo levantamento da Anatel em dezembro de 2020, 10% da população brasileira ainda se conecta à Internet pelo 3G. Essa tecnologia recebe mais de 33 milhões de acessos, e cerca de 20,6 milhões deles correspondem ao usuário final via celular, e o restante é composto por serviços como maquininhas.


Entre os motivos para esse resultados estão a ausência de cobertura do 4G em 220 municípios, além de bairros e áreas afastadas. Há também o fator de usuários que continuam usando um chip 3G. Celulares com as tecnlogias mais recentes também caracterizam preços muito altos para algumas camadas da população que recebe pouco mais de um salário mínimo.

“O 4G no Brasil avançou rapidamente. Você percebe que, a partir de 2015, a quantidade de acesso de 3G cai bastante. O que tem sido lento é a implementação na área rural. O problema é que ou os municípios são muito pequenos ou muito distantes, o que encarece a instalação. Como agência reguladora, temos que fazer com que chegue para todos”, afirma Eduardo Jacomassi, gerente de universalização da Anatel, em reportagem do UOL Tilt.

Além de mero objetivo, essa é uma das obrigações descritas no edital, que prevê que o 4G seja expandido para todos os municípios brasileiros até 2024.

Entre os obstáculos para essa expansão estão, segundo Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, algumas regras municipais que atrasam a difusão nacional do 4G.

“Tem muitos municípios com uma política muito ruim para infraestrutura de telecomunicações”, disse. “As leis que permitem as instalações são municipais e 90% delas são dificultadoras porque a tecnologia muda muito rápido e as regras demoram a mudar. Nós temos leis com 25 anos de atraso”.

E você, o que acha dessa situação no nosso país? Deixe suas impressões!


2

Comentários

Às vésperas do 5G, 20 milhões de brasileiros ainda só possuem 3G, diz Anatel
  • A lei das antenas precisa mudar, e rápido.

      • Aqui na minha cidade salto do jacuí rs é um descaso das operadoras, tinha 4G da vivo até 5 messes atrás, simplesmente parou de funcionar e nunca mais apareceram pra arrumar, está um lixo as conexões tanto no 3G da vivo e no 3G da claro as outras operadoras é só gsm.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista