LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Starlink, de Elon Musk, pede para testar internet via satélite em comunidade de São Paulo

24 de novembro de 2021 8

A Starlink, empresa do bilionário Elon Musk que é focada em internet via satélite, protocolou na segunda-feira (22) um pedido para realizar um teste de equipamentos na comunidade de Savoyzinho, em São Paulo (SP).

De acordo o documento enviado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da empresa com o teste é conectar cerca 40 alunos de um centro estudantil da comunidade a uma rede de baixa latência e alta velocidade.

A ação é em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz e a Starlink disse que o teste também vai ser usado para observar o funcionamento de equipamentos de terminal, como a antena e o roteador Wi-Fi da empresa.

A unidade da ONG internacional Luta Pela Paz em Savoyzinho deve receber uma caixa com uma antena e seu suporte, conectada por cabos a um roteador Wi-Fi e a uma fonte de energia.

Funcionamento

Ainda segundo a empresa, os usuários devem conectar a fonte de alimentação à antena da Starlink. Assim, ela imediatamente procura o sinal dos satélites que oferecem a cobertura de internet no local.

Após encontrar o sinal da constelação de equipamentos em órbita, o que deve durar cerca de 15 minutos, a antena se inclina e fixa em uma posição. A companhia destaca que é melhor não ter nenhum objeto que interfira na conexão para um melhor sinal.

Elon Musk e o governo brasileiro

O pedido para o teste chegou poucos dias após Elon Musk, que também é o fundador da SpaceX, se reunir com o ministro das Comunicações, Fábio Faria. A conversa teria sido sobre o uso da internet via satélite em escolas de regiões rurais do Brasil.

Já segundo a revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro também teria conversado com Musk para construir uma fábrica de chips no Brasil, mas o empresário teria recusado a oferta, dizendo que só investe em “tecnologias que ainda não existem”.

E você, acha que teremos no futuro uma base sólida de serviços de internet via satélite? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


8

Comentários

Starlink, de Elon Musk, pede para testar internet via satélite em comunidade de São Paulo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista