Economia e mercado 07 Nov
A Starlink, empresa do bilionário Elon Musk que é focada em internet via satélite, protocolou na segunda-feira (22) um pedido para realizar um teste de equipamentos na comunidade de Savoyzinho, em São Paulo (SP).
De acordo o documento enviado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da empresa com o teste é conectar cerca 40 alunos de um centro estudantil da comunidade a uma rede de baixa latência e alta velocidade.
A ação é em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz e a Starlink disse que o teste também vai ser usado para observar o funcionamento de equipamentos de terminal, como a antena e o roteador Wi-Fi da empresa.
A unidade da ONG internacional Luta Pela Paz em Savoyzinho deve receber uma caixa com uma antena e seu suporte, conectada por cabos a um roteador Wi-Fi e a uma fonte de energia.
Ainda segundo a empresa, os usuários devem conectar a fonte de alimentação à antena da Starlink. Assim, ela imediatamente procura o sinal dos satélites que oferecem a cobertura de internet no local.
Após encontrar o sinal da constelação de equipamentos em órbita, o que deve durar cerca de 15 minutos, a antena se inclina e fixa em uma posição. A companhia destaca que é melhor não ter nenhum objeto que interfira na conexão para um melhor sinal.
O pedido para o teste chegou poucos dias após Elon Musk, que também é o fundador da SpaceX, se reunir com o ministro das Comunicações, Fábio Faria. A conversa teria sido sobre o uso da internet via satélite em escolas de regiões rurais do Brasil.
Já segundo a revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro também teria conversado com Musk para construir uma fábrica de chips no Brasil, mas o empresário teria recusado a oferta, dizendo que só investe em “tecnologias que ainda não existem”.
E você, acha que teremos no futuro uma base sólida de serviços de internet via satélite? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários