LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil amplia produção de energia nuclear por enriquecimento de urânio em usina do RJ

29 de novembro de 2021 0

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB), órgão governamental especializado, inaugurou na última semana a 9ª cascata de ultracentrífugas dedicada à produção de energia nuclear da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (26) na Fábrica de Combustível Nuclear, localizada em Resende (RJ).

A energia nuclear por enriquecimento de urânio consiste em aumentar a concentração de um isótopo do elemento químico para induzir o processo de fissão do núcleo, gerando energia que atualmente é responsável por abastecer as usinas Angra 1 e Angra 2, em Angra dos Reis (RJ). O INB espera que essa técnica passe a alimentar a usina Angra 3 em 2037.

(Imagem: Ministério de Minas e Energia)

Com a nova cascata de ultracentrífugas, Angra 1 terá sua capacidade aumentada em 5% para suprir a demanda energética do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a atenuação dos efeitos da crise hídrica, que causou um aumento de 52% nas tarifas.

De acordo com Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, esse é um novo passo rumo ao objetivo do Programa Nuclear Brasileiro, que visa ampliar a matriz energética do país com o apoio da técnica de manipulação nuclear do urânio e reforçar o comprometimento do Brasil com a produção de energia limpa.

A inauguração é parte da primeira fase do desenvolvimento da Usina de Enriquecimento de Urânio Isotópico, que com um investimento de R$ 54 milhões, consiste na instalação de dez cascatas na Fábrica de Combustível Nuclear até 2023.

Em seguida [à conclusão da primeira etapa], partiremos para a implantação da segunda fase, que prevê a instalação de trinta cascatas de ultracentrífugas.

Carlos Freire
Presidente da Indústrias Nucleares do Brasil.

Atualmente, Angra 1 e Angra 2 são capazes de gerar energia suficiente para alimentar uma cidade grande com 3 milhões de habitantes. Com as dezenas de cascatas de ultracentrífugas e a instalação de Angra 3, o Brasil será autossuficiente na indústria de urânio enriquecido.


0

Comentários

Brasil amplia produção de energia nuclear por enriquecimento de urânio em usina do RJ
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista