Economia e mercado 30 Nov
A Black Friday deste ano foi marcada pela racionalidade de quem está com o orçamento pressionado. As principais buscas dos consumidores foram de itens úteis e produtos domésticos, com utilidade diária e prática para a família.
Segundo o ranking da Radares Simplex, os pneus foram os líderes nas buscas de 2021, sendo seguidos por acessórios voltados para home office — uma clara influência da pandemia.
O resultado vai contra pesquisas anteriores ao evento da Black Friday, que apontavam interesse maior em celulares e eletrônicos gerais, tais como Nintendo Switch e principalmente o Apple iPhone. A expectativa era que esse setor correspondesse a 56% das vendas, mas no fim das contas tal porcentagem pode ter sido menor.
De acordo com a Simplex, o comportamento dos consumidores pelos smartphones nesta Black Friday chamou atenção. Enquanto a primeira semana da temporada — também conhecida como "esquenta Black Friday" – foi caracterizada por buscas por celulares topo de linha, nesta última o termo migrou para "celulares em promoção". A suposição é que isso seja um reflexo da crise econômica que o Brasil enfrenta.
A propósito, a questão econômica também pode ser o motivo para o termo "bebidas por atacado" estar entre os mais buscados do levantamento por quatro semanas seguidas. De todo modo, os pneus foram os itens de maior interesse entre 21 e 27 de novembro. Foram quase 20 mil buscas — um número 14% maior que no mesmo período do ano passado.
A segunda posição no ranking de pesquisas ficou ocupada pelas cadeiras de escritório, mais ergonômicas e apropriadas ao trabalho em frente ao computador por muitas horas. Já a busca por notebooks cresceu 646% em relação ao mesmo período do ano passado e a procura por TVs, somando-se os mais variados modelos e tamanhos, cresceu 262% no mesmo período.
Entre outros campeões de buscas no Radar Simplex da última semana da Black Friday estão lavadoras de roupa do modelo lava e seca, guarda-roupas, sofás e poltronas. As alianças também estão bem posicionadas. O item aparece em sexto lugar e marca um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado.
Por fim — mas sem muita novidade — o mundo gamer também se destacou entre as buscas. Segundo o levantamento, o Xiaomi POCO X3 — uma boa opção de celular com configurações avançadas para quem não está disposto a pagar por um modelo top de linha — e o PlayStation 5, que já tinha sido um dos campeões de buscas no ano passado, fizeram bonito este ano.
Confira abaixo os 15 itens que demonstraram maior variação de buscas nesta última semana:
- Pneu
- Cadeira de escritório
- Linha Moto G da Motorola
- TV
- Xiaomi POCO X3
- Aliança
- Celulares
- Atacado de bebidas alcoólicas
- Lava e seca
- Guarda-roupa
- Notebook
- PlayStation 5
- Sofá
- Joias
- Poltrona
Você adquiriu algo nesta Black Friday? Como foi sua experiência? Conte nos comentários!
Comentários