Economia e mercado 09 Dez
2021 não tem sido um ano nada fácil para a indústria de tecnologia em geral. Com a crescente crise dos componentes eletrônicos, muitas fabricantes tiveram que lutar para manter os estoques abastecidos e atender a demanda constante dos consumidores.
Embora a indústria dos games tenha sido fortemente afetada pela crise, com Sony e Microsoft vendo as unidades de seus novos PS5 e Xbox Series se esgotando rapidamente e sem uma solução imediata para o reabastecimento, uma recente análise publicada pelo Newzoo mostra que a indústria dos games conseguiu mais um recorde de vendas em 2021.
Segundo a pesquisa da Newzoo, em 2021, a indústria dos games arrecadou US$180.3 bilhões. Isso se traduz em um crescimento de 1.4% em relação ao ano passado, que se beneficiou bastante da pandemia de coronavírus.
Na verdade, a própria Newzoo havia antecipado no início do ano que a indústria teria um encolhimento (-1.1%), com uma estimativa de arrecadação de US$ 175.8 bilhões. As expectativas claramente foram superadas, principalmente por conta do crescimento brutal no setor mobile (+7.3% de um ano ao outro). Os mercados de PC e consoles também superaram as expectativas, gerando respectivamente 0.8 bilhão e 1.2 bilhão a mais do que havia sido estimado.
O mercado de jogos em nuvem também apresentou um crescimento significativo este ano, registrando mais que o dobro de receita do que o ano passado, fazendo com que a Newzoo acredite em um faturamento ainda maior nos próximos três anos.
A indústria dos games apresentou bons crescimentos como um todo, incluindo nos ramos de transmissões (streamers) e nos lucros com eSports.
Considerando que muitas fabricantes temem um agravamento da crise no ano que vem, é difícil dizer se esse crescimento será mantido, mas ao menos nesse ano, as coisas foram muito bem, principalmente para a Nintendo.
Comentários