LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel divulga lista atualizada de celulares 5G homologados no Brasil; veja os modelos

06 de julho de 2022 57

Atualização (06/07/2022) - FM

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adicionou novos modelos à sua lista com os celulares compatíveis com 5G. Com a chegada da nova geração de rede móvel em Brasília nesta quarta-feira (06) e a previsão antecipada para ativação do sinal em Belo Horizonte, a expectativa é que essa categoria tenha grande aumento de vendas.

Para isso, a lista exibe mais de 60 celulares com suporte à rede 5G que estão homologados no Brasil, isto é, atendem todas as exigências técnicas e de segurança impostas pela Anatel. Hoje, é possível encontrar algumas novidades no painel, incluindo o iPhone SE de 3ª geração e o Samsung Galaxy A73, ambos lançados em abril de 2022.

(Imagem: Reprodução)

A lista permite que o usuário ordene os smartphones por data ou número de homologação, modelo ou nome comercial do produto. Cabe lembrar que a certificação dos celulares possui data de validade e, conforme explica a Anatel ao g1, “a listagem só mostra os certificados que têm homologação com validade na data de pesquisa”.

A seguir, confira a lista completa de smartphones compatíveis com 5G homologados no Brasil — incluindo modelos que ainda não foram lançados oficialmente.

Apple
Samsung
Motorola
Xiaomi
Outros modelos

Você pretende adquirir um celular compatível com 5G? Comente abaixo!

Atualização (18/01/2022) por LL

Anatel divulga lista interativa com os celulares 5G homologados no Brasil

No final do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma lista com os celulares que possuem suporte ao 5G e que estão devidamente homologados no Brasil. Essa listagem agora está separada em uma seção interativa no site da agência. É possível filtrar por modelo, nome comercial e fabricante para encontrar aparelhos com a conectividade.

A lista é atualizada automaticamente quando novos aparelhos são homologados e mostra quais modelos terão acesso às futuras redes brasileiras de quinta geração, que devem começar a funcionar até o final de junho nas capitais do país. Operadoras como Claro e Vivo já iniciaram a liberação do sinal em algumas localidades.

A homologação por parte da agência indica não apenas se o celular vai funciona nas redes 5G locais, como também garante que o dispositivo está alinhado às regras brasileiras de uso de radiofrequências e segurança. Além da lista interativa, a Anatel recomenta que o consumidor verifique a presença do selo de homologação Anatel no equipamento ou no manual.

Nem todos os aparelhos homologados já estão sendo comercializados. Alguns ainda chegarão às lojas ou podem não ser lançados, caso a fabricante reveja sua estratégia para o mercado local. A obtenção da homologação, porém, é um indicador do que será vendido no país.

A Samsung é atualmente a fabricante com mais modelos 5G homologados no Brasil. Imagem: Galaxy S21 Ultra

O site da Anatel aponta que a Samsung é atualmente a fabricante com mais modelos 5G homologados: são 16 até o momento. A Motorola foi autorizada por enquanto a vender 12 modelos, enquanto a Apple comercializa 8 aparelhos com a tecnologia.

Entre os modelos conhecidos estão a linha iPhone 12, o Xiaomi Mi 10T, realme 7 e 8, a série Samsung Galaxy S21, Motorola Moto G 5G, Zenfone 8 e vários outros.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, na quarta-feira (22), uma lista com os celulares que possuem suporte para a tecnologia de conexão 5G e que já foram devidamente homologados para comercialização no Brasil.

Como já é esperado, vários modelos conhecidos estão na relação, como toda a linha iPhone 12, Xiaomi Mi 10T, realme 7 e 8, a série Galaxy S21, Motorola Moto G 5G, Edge 20, Moto G50 5G, Zenfone 8 e vários outros. Confira a lista completa aqui.

De acordo com a agência reguladora brasileira, a criação e divulgação dessa listagem tem como objetivo ajudar os consumidores brasileiros que já estão de olho no 5G a comprarem celulares devidamente homologados pela Anatel.

Vale destacar que todos os produtos de telecomunicações vendidos no Brasil precisam ser homologados pela Anatel. A certificação busca garantir ao consumidor a aquisição e o uso de aparelhos com padrões de qualidade e de segurança.


O 5G ainda engatinha no Brasil. No mês de novembro, a agência realizou o leilão da tecnologia e as operadoras Claro, TIM e Vivo arremataram a principal frequência da rede. Os demais espectros foram levados por outras empresas menores.

A estimativa do Ministério das Comunicações é de que todas as capitais estejam com o 5G disponível até meados de junho de 2022. Nesta semana, a Claro liberou o uso da rede em alguns bairros de São Paulo e Brasília.

Você já tem um aparelho com 5G? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 02:30)

57

Comentários

Anatel divulga lista atualizada de celulares 5G homologados no Brasil; veja os modelos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista