Economia e mercado 28 Dez
O Pix, sistema de transações instantâneas do Banco Central (BC), já é usado por cerca de 71% da população brasileira, segundo o último levantamento trimestral feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Os dados mostram também que a aprovação do serviço subiu 9% nos últimos 12 meses, passando de 76% para 85%. Na faixa etária dos mais jovens, de 18 a 24 anos, a satisfação com o Pix é quase unânime, chegando a 99%.
A adesão ao Pix se mostrou mais baixa em pessoas com rendas menores. Do grupo com escolaridade fundamental, o sistema é utilizado por 53% das pessoas. O percentual sobe para 64% entre aqueles que recebem até dois salários mínimos.
Vale destacar ainda que o Pix bateu um recorde de transações diárias recentemente, com 50,3 milhões de operações em um único dia, segundo o BC. No mês passado, o sistema recebeu as funções Troco e Saque, que ampliam as possibilidades de uso.
As tentativas de golpes envolvendo o Pix também foram abordadas na pesquisa. Dentre os cerca de 3 mil entrevistados, 22% confirmaram que já sofreram prejuízos com esse tipo de crime. Outros 69% disseram que já sofreram tentativas de fraudes.
O golpe feito por meio do WhatsApp, em que um contato tenta se passar por um conhecido da vítima e pede transferências via Pix, também foi destaque. Essa foi a terceira fraude mais relatada pelas vítimas, com 24% de participação.
Você já incorporou o Pix no seu cotidiano? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários