LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo assina MP que possibilita renegociar dívidas do Fies com descontos de até 92%

31 de dezembro de 2021 76

O Governo Federal publicou uma nova medida provisória (MP) que contribuirá para a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto abrange os estudantes que contrataram o programa de financiamento até o 2º semestre de 2017, e auxiliará no pagamento da importância em débito.

A decisão foi assinada por Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (30). O teor da medida provisória prevê que os estudantes possam revisar o valor de suas dívidas com descontos de até 92% sobre o saldo devedor, contudo, para garantir sua validade, ainda precisa ser aprovada por parlamentares em 2022.

(Imagem: TudoCelular.com)

Os estudantes que aderiram ao financiamento no período elegível e que estão com débitos vencidos há mais de 360 dias (totalmente provisionados) ou 90 dias (parcialmente provisionados) terão acesso a descontos sobre multas e juros de atraso, possibilidade de parcelamento do valor total do débito e troca ou oferta de garantias.

A MP propõe aos estudantes com atraso de até 90 dias um parcelamento de dívidas em até 150 meses (12 anos e 6 meses) com anulação dos encargos moratórios e 12% de desconto sobre a dívida total para os adeptos que realizarem a quitação total.

Para estudantes com mais de um ano de atrasos, esse desconto será de 92% sobre a dívida consolidada. O governo trata esses casos como “baixa recuperabilidade”, e inclui estudantes contemplados pelo Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) ou pelo Auxílio Emergencial. Os demais financiados terão desconto de 86,5%.

Os débitos de estudantes aumentaram em função do agravamento da pandemia de coronavírus. O governo afirma que o saldo devedor do Fies é de R$ 106 bilhões — do total, R$ 31 bilhões são referentes a financiamentos não pagos há mais de um ano.

Para efetuar a renegociação, os estudantes devem proceder nos canais de atendimento das instituições responsáveis pelos contratos com o Fundo.


76

Comentários

Governo assina MP que possibilita renegociar dívidas do Fies com descontos de até 92%
  • Meu filho contraiu esclerose múltipla, não consegue trabalhar e conseguiu se aposentar por incapacidade pelo INSS mas o FIÉS só libera a dívida depois do trânsito em julgado que pode demorar até 2 anos para acontecer. Enquanto isso fica correndo cobrança de juros, multa, nome no SERASA etc... No mínimo eles deveriam suspender as restrições até o trânsito em julgado, mas eles fazem exatamente ao contrário.

      • Deveria dá desconto para quem paga em dia também bolsonaro

          • Brasil é assim! Caloteiro e Ladrões tem desconto e perdão. Quem tenta fazer o correto, paga a conta. SPC deveria ser eterno! Ou paga ou fica com restrição até pagar!

              • fezes

                  • Quem paga em dia vai pagar mais caro que inadimplente kkkk

                      • Acordei agora. do plantão da virada de ano na UTI , com Dez pacientes, sendo 2 Covid-19 e 5 influenza graves! Inclusive paciente <40anos com influenza e falência de múltiplos órgãos! Protejam-se, evitem aglomerar, usem máscaras e se vacinem! Enfrentamos 2 epidemias ao mesmo tempo!

                        • ué o povo "amando o mito" só porque ele deu um mijo pra quem tem fies? isso anula tudo o que ele já fez (já que não fez nada mesmo, a não ser m3rda)?

                          amo o povo brasileiro, só dar um pirulito pra eles que eles calam a boca e me chamam de rei ou mito...

                            • Ele não fez nada, ou você que vive em um mundo da fantasia?

                              • em vez de ficar criticando e falando q ele não fez nada.. pq não vai pesquisar e tú vai ficar surpreso de tantas outras coisas q ele já fez.. %u270C%uD83C%uDFFC

                                  • sim ele fez várias coisas

                                    várias merdas, amou?

                                      • Merdas tds presidente q passou fe, se o BR fosse país serio n precisaríamos do Bolsonaro so pra poder tirar o PT, q foi so por isso q ele entrou, pq o PT roubou escandalos, deixando Lula e filho bilionário, e nesse país ninguém tem coragem de tentar mudar. O BR era uma bosta antes e agora continua, e n tem nenhum candidato pra esse ano q vai mudar nada ! Repito, nenhum candidato vai mudar nada ! Qualquer um q entrar vai continuar um lixo e dolar nas alturas, falta de hospital,de educação, pq o esse é Brasil e n vai mudar tão cedo, acostumem, juntem dinheiro, pq n temos salvação não, talvez nossos netos vejam pais diferente

                                          • disse tudo

                                            "vamos tirar o PT do poder", tiraram, e aí? cadê a melhoria? cadê as promessas virando realidade?
                                            continuou tudo a mesma coisa, sou estudante, não vi nada para mim, nada mesmo, meu padrasto é bombeiro, e cade? na mesma merda de sempre e tendo que fazer empréstimo em banco pra pagar coisas

                                            com ou sem PT, o Brasil não vai mudar

                                              • amigo.. tú acha q mudar um Brasil q o PT focou no poder a mais de 14 anos se faz em 3 anos?? ainda mais em meio de uma pandemia??

                                                %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23 larga de ser precosse.. geração miojo e de microondas.. quer tudo pra ontem.. se tú não se interessa em saber oq ele tá fazendo.. não fala merda como se ele não tá fazendo nada.. além é claro.. o Brasil é dividido em 3 poderes.. e presidente não faz tudo.. %u270C%uD83C%uDFFC%uD83D%uDE02

                                                  • Tu acha que se resolve 14 anos de PT em 3 Anos ainda com Pandemia no meio?

                                                      • mas ué
                                                        veja as promessas do bolsomito para o primeiro ano de governo (2019, sem nem imaginar em pandemia) e vai saber

                                                        e são coisas que ele mesmo disse que faria em seu primeiro ano, e fez algo? de 10 coisas prometidas para 2019, se ele tiver feito 2, é lucro

                                                          • %uD83D%uDE34%uD83D%uDC47

                                                            https://g1.globo.com/google/amp/politica/noticia/2019/04/10/em-100-dias-bolsonaro-cumpre-mais-promessas-que-dilma-e-temer-no-mesmo-periodo.ghtml

                                                              • sim
                                                                mas você fez o que todo bolsonarista faz: compara. o bom e velho "mas e o PT?", "ah mas na época do PT..."

                                                                essa notícia não muda o que eu comentei antes, só compara com os governos anteriores
                                                                bolsonaro prometeu (assim como outros também prometeram, não estou dizendo que ele é o único que faz festival de promessas) e não cumpriu grande parte das promessas

                                                                obviamente se não existisse pandemia, provavelmente ele se sairia melhor, mas a pandemia também mostrou que ele está longe de ser um presidente, porque se dependesse dele, estaríamos rodeados de fakenews pra todo lado sobre vacina, estaríamos no limbo envolvendo vacinas, além do "usar máscara é coisa de viado", coisa que o presidente bem adulto e maduro, que se preocupa com a saúde de seu povo, disse.

                                                                  • Vai a comparar com que amigo? governos futuros? kkkkk



                                                                    Traga o video dele dizendo que mascara é coisa de viado que e ai a gente pode conversar sobre fake news...%uD83D%uDE34

                                                                      • "comparar com o que" ah, não sabia que tinha essa necessidade absurda de comparar, pensei que estar por dentro e saber do próprio governo já era suficiente, aliás, viver de comparação não vai levar nada a lugar algum

                                                                        https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/colunas/monicabergamo/2020/07/internautas-lancam-campanha-coisa-de-viado-depois-de-fala-de-bolsonaro-sobre-mascaras.shtml

                                                                        (eu espero que essa conversa esteja calma kk, não tô querendo mudar sua mente assim como espero que você não esteja querendo mudar a minha, só quero falar isso na forma pacífica, cada um com seu cada um, porque falar de politica hoje em dia sempre dá briga kk)

                                                                          • Comparação sempre é necessaria pois "Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la"

                                                                            Pedi um video dele dizendo tal coisa, e você me trouxe uma materia das pessoas reagindo a uma outra materia que alguem (sem nome) disse para uma jornalista que supostamente o Bolsonaro disse tal frase, acha justo se guiar por esse tipo de coisa e depois querer vir reclamar de fake news e desinformação?

                                                                            Pode ficar tranquilo, que comigo não vai ter briga.

                                                                          • cara para de passar vergonha.. o mal do ser humano é nunca tá satisfeito com nada..

                                                                            tá irritado? começa a cobrar dos prefeitos e vereadores da sua cidade.. dps do governo e deputados tbm.. ai sim chegar no presidente.. PQ PRESIDENTE NÃO FAZ TUDO.. pq fica fácil cobrar só de 1 pessoa sendo q tem outros no poder executivo e legislativo q tbm fazem as coisas..

                                                                              • Lembrando que só um DITADOR tem o controle absoluto pra mandar e desmandar, em todos os setores e em todos os poderes.
                                                                                Curiosamente era o que isso pessoal temia que Boso fosse se tornar quando assumisse em 2019, agora quando aparecem os problemas querem que ele seja responsavel por tudo %uD83D%uDE02

                                                              • Já está valendo? Já posso ir no banco?

                                                                  • Não adianta Bolsonaro, estudante não.vota em você.
                                                                    Vai pagar e não vai levar.

                                                                    • Mito reeleito, ok

                                                                      • Maldito Ditador Genocida.
                                                                        sqn.

                                                                        • O nosso país beneficia mais quem deixa as dívidas em atraso do que quem paga em dia. Vou aderir a moda

                                                                            • Milagre estarem fazendo isso para os pobres, em 2017 o nobre deputado mineiro Newton Cardoso Jr (que deve 51 milhões a União e que tem um patrimônio bilionário) foi relator do Refis em 2017, e que conseguiu a benesse para os devedores a retirada de 99% de juros e multa para quem deve a União ou então parcelamentos de 14 anos.

                                                                              • eu tô com o fies em dias, graças a Deus, mas as parcelas ficaram um pouco altas para mim, será que vale a pena eu atrasar esses 90 dias e poder me enquadrar nesse benefício do reparcelamento?

                                                                                Android

                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                Android

                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                Windows

                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                Economia e mercado

                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista