Economia e mercado 15 Out
Desde o início da pandemia o pagamento por aproximação vem ganhando destaque e sendo amplamente utilizado pelos brasileiros, popularidade de tem como ponto de partida a praticidade de pagar em maquininhas através da função contactless dos cartões de crédito/débito ou dispositivos compatíveis.
Conforme revelou a Visa, no mês de setembro do ano passado o pagamento por aproximação feito através do cartão correspondeu a cerca de 20% das transações da bandeira, número que registra uma grande adesão por parte dos brasileiros a essa forma de pagamento e teve valor médio de R$ 62 por compra.
Esse não é o primeiro levantamento que reforça a ideia de que o pagamento por aproximação vem crescendo no país, sendo reportado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) um crescimento de 664% no pagamento por aproximação durante o segundo trimestre do ano passado, número que equivale a uma movimentação de R$ 34,4 bilhões.
A Visa destaca que o uso do pagamento por aproximação varia de acordo com o estado, sendo que o Distrito Federal é a região em que os consumidores estão mais adeptos ao contactless (37%) seguido pelo Amapá (33%) e Santa Catarina com 27%; São Paulo registra apenas 22%, número bastante inferior se contraposto com os demais.
Além do pagamento apenas aproximando o cartão, o uso de carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay também vem crescendo no Brasil, tecnologia que permite pagar por produtos ou serviços por meio de smartphones que suportam o NFC.
Você usa o pagamento por aproximação? Conta pra gente, comente!
Comentários