LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para implementação do 5G em mmWave no Brasil

12 de janeiro de 2022 16

A divisão de telecomunicações da Qualcomm, a Nokia e a Juganu, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciaram nesta quarta-feira (12) uma colaboração para padronizar o espectro 5G no Brasil. O projeto visa aprimorar o desempenho da rede em mmWave e outras frequências em cidades inteligentes e serviços públicos de IoT.

Diversos esforços estão sendo empregados no território brasileiro a fim de que o 5G seja popularizado. As operadoras já assinaram contrato e estão implantando a tecnologia no Brasil; a Vivo e a Claro inclusive liberaram a rede em algumas cidades. A compra de antenas está sendo incentivada em São Paulo e existe uma porção de celulares aptos a funcionar com tal conectividade sendo vendidos.

Com o projeto, as três empresas pretendem demonstrar que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação do 5G. Imagem: Reprodução

A iniciativa tem a Nokia trazendo o seu core celular 5G e a Juganu apresenta sua luminária de rua inteligente, que é integrada para utilização em áreas públicas existentes. Os aparatos visam fornecer serviços públicos há muito aguardados por meio da integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm.

Com o projeto, as três empresas pretendem demonstrar que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e a fusão tecnológica, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o custo e o tempo de implementação do 5G. Bruno Gemus, CEO Brasil da Juganu, afirma que a ideia tem potencial para ser aplicada em todo o país:

Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de iluminação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade.


16

Comentários

Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para implementação do 5G em mmWave no Brasil
  • Vai flopar, custo alto..

      • Como se os smartphones com suporte fossem Mediateks baratinhos...

          • Meu smartphone com Mediatek não foi barato, para um brasileiro e levando em consideração que o salário mínimo e 1000 realecos, além de uma economia maluca como a do Brasil..
            Eu tô pouco me lixando para 5g agora, comprei um ótimo smartphone, que não me deixa na mão, se e para ter internet com velocidade na média de 4g travestido de 5g nesses primeiros anos?
            Não.
            Se divirta com seu Snapdragon ou sei lá como vc chama seu pedaço de plástico com vidro..

        • Em um país que falta até saneamento básico à rede elétrica, até o 4G não pega direito em muitos lugares, vão pensar em instalar rede 5G MMwave de alta frequência, caríssima e desnecessária, o foco é desenvolver a 5G Sub 6 para depois de anos pensar nisso.

            • Dane-se se no meio do mato não tem 4g, isso não pode impedir de lugares minimamente desenvolvidos do Brasil possam usufruir do 5g.

                • Rsrs

                    • Dane-se você paspalho

                        • Olha eu moro na periferia de São Paulo, sinal 4g e uma bosta, na maioria do tempo e velocidade de geração 3 mesmo estando lá escrito "4g" , na maior parte do tempo as velocidades são mínimas,5 g pode ser uma tecnologia que se usada a favor do público alvo, vai dar certo, o 4g virou uma mentira deslavada, só espero que a quinta geração seja com velocidades e desempenho realmente acima do 4 g mais rápido..

                            • Esse cara não tem a mínima noção de orçamento, tão pouco de frequência de sinal. A operadora que for pular para o MMwave vai ter pagar caro para trocar as Torres e em troca, quem paga é o consumidor, e dá mesma maneira, por um serviço de péssima qualidade.

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Asus

                          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                          Especiais

                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas