
23 Maio 2022
12 de janeiro de 2022 16
A divisão de telecomunicações da Qualcomm, a Nokia e a Juganu, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciaram nesta quarta-feira (12) uma colaboração para padronizar o espectro 5G no Brasil. O projeto visa aprimorar o desempenho da rede em mmWave e outras frequências em cidades inteligentes e serviços públicos de IoT.
Diversos esforços estão sendo empregados no território brasileiro a fim de que o 5G seja popularizado. As operadoras já assinaram contrato e estão implantando a tecnologia no Brasil; a Vivo e a Claro inclusive liberaram a rede em algumas cidades. A compra de antenas está sendo incentivada em São Paulo e existe uma porção de celulares aptos a funcionar com tal conectividade sendo vendidos.
A iniciativa tem a Nokia trazendo o seu core celular 5G e a Juganu apresenta sua luminária de rua inteligente, que é integrada para utilização em áreas públicas existentes. Os aparatos visam fornecer serviços públicos há muito aguardados por meio da integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm.
Com o projeto, as três empresas pretendem demonstrar que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e a fusão tecnológica, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o custo e o tempo de implementação do 5G. Bruno Gemus, CEO Brasil da Juganu, afirma que a ideia tem potencial para ser aplicada em todo o país:
Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de iluminação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários