LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Speedtest: Vivo tem melhor banda larga fixa e Claro entrega a internet móvel mais rápida

19 de janeiro de 2022 13

O medidor de desempenho Speedtest considerou a Vivo a empresa com banda larga fixa mais rápida do Brasil no quarto trimestre de 2021, enquanto a Claro se posicionou como a operadora que entrega a internet móvel mais veloz. Os resultados foram divulgados pela Ookla, dona da ferramenta, nesta última terça-feira (18).

Conforme as estatísticas, a Vivo registrou nota de 105,49 no índice de velocidade de banda larga fixa. A nota é formada por 80% da velocidade média registrada de download e 20% da média no upload. A Oi aparece em seguida, com nota de 99,62. A Claro ficou em terceiro, com 98,44.

Nas estatísticas para o segmento de banda larga móvel a Claro ganha das rivais com folga, registrando nota de 48,10 em velocidade; a Vivo ficou em segundo (31,96) e a TIM em terceiro (28,27). Além da velocidade de download e upload, essa pontuação leva em conta os dados de 20% dos acessos mais lentos, 60% dos medianos, e 20% dos mais rápidos.

O Speedtest também comparou o tempo de resposta das redes de cada operadora em termos de banda larga fixa. Quando mais baixo o tempo de resposta, também conhecido como latência ou ping, melhor é o desempenho.

A Oi registrou tempo médio de resposta de apenas 4 milissegundos e a Vivo fica logo atrás, com 5 ms. Ambas as empresas estão ampliando o uso da fibra óptica e migrando clientes do cobre. A Claro, que utiliza tecnologia híbrida coaxial, teve média de latência de 12 ms.

Quando o assunto é latência na banda larga móvel, no entanto, o ranking muda significativamente. A TIM registra a latência mediana mais baixa, de 27 milissegundos. Depois vem a Claro, com 28 ms, e a Vivo, com 30 ms.

Brasília tem a velocidade mediana de banda larga fixa mais rápida do Brasil. Imagem: Reprodução

A Ookla ainda compilou dados de velocidade nas capitais brasileiras e identificou que a capital do país, Brasília, registra a velocidade mediana – que revela a faixa de velocidade mais comum – mais alta: 105 Mbps.

Goiânia vem na sequência com 102.93 Mbps e Belo Horizonte fica em terceiro, com 94.81 Mbps. Fortaleza, onde há chegada e saída de diversos cabos submarinos rumo a América do Norte, Europa e África, tem a menor latência.

Qualidade do 5G

O Speedtest também registrou dados de desempenho das recém-implementadas redes 5G no país. Foi verificada a mediana da velocidade dos acessos de quinta geração, ainda que na modalidade DSS.

Novamente a Claro, detentora de mais espectro, destacou-se entre as rivais. A empresa tem mediana de velocidade 5G de 71,16 Mbps, enquanto a TIM registra 56,21 Mbps e a Vivo, 55,95 Mbps.

As cidades com mediana de velocidade móvel mais rápida são Brasília (1º – 35 Mbps), Curitiba (2º – 30.3 Mbps) e Rio de Janeiro (3º – 26.23 Mbps). A medição da Ookla ainda aponta quais aparelhos obtêm as melhores velocidades 5G no país. A liderança fica com o dispositivo mais avançado da Apple, o iPhone 13 Pro Max. Veja a lista completa:

  1. iPhone 13 Pro Max
  2. iPhone 12 5G
  3. iPhone 12 Pro 5G
  4. iPhone 12 Pro Max 5G
  5. Galaxy S21 Ultra 5G
Veja mais

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 23:22)

13

Comentários

Speedtest: Vivo tem melhor banda larga fixa e Claro entrega a internet móvel mais rápida
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista