LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercado de tablets cresce dominado por Apple e Samsung em 2021

31 de janeiro de 2022 0

Durante 2021, o total de vendas de tablets aumentou 3.2% e alcançou 168,8 milhões de unidades – a marca mais alta do mercado desde 2016. As vendas de Chromebooks cresceram 13.5% apesar da grande queda nas vendas no quarto trimestre, segundo dados da International Data Corporation (IDC).

De acordo com especialistas, embora o ano de 2021 tenha sido bom para o mercado de tablets, as vendas começaram a diminuir após o alcance de um pico em demanda em diversos países.

No entanto, o futuro próximo ainda contará com números mais altos que os registrados antes da pandemia, ainda provocados por estudos virtuais, trabalho remoto e entretenimento online.

No Brasil, o mercado de tablets continuou aquecido durante o ano passado e o avanço do segmento já era previsto pela IDC. Costumeiramente, a Apple se posicionou como a líder entre as fabricantes, sendo seguida pela Samsung.

A Apple continua sendo a maior fabricante de tablets, registrando 57,8 milhões de vendas e domínio de 34.2% do mercado.

Apesar do aumento nos números ano a ano, o mercado global de tablets vendeu 41 milhões de unidades durante o quarto trimestre de 2021, registrando o primeiro declínio na demanda desde o início da pandemia – uma redução foi de 11.9%. As vendas de Chromebooks caíram 63.6% no mesmo período.

A Apple continua sendo a maior fabricante de tablets, registrando 57,8 milhões de vendas e domínio de 34.2% do mercado. A Maçã alcançou um crescimento de 8.4% ano a ano e foi seguida pela Samsung, que no segundo lugar do ranking conseguiu vender 30,9 milhões de tablets, dominou 18.3% do mercado e cresceu 3.8% ano a ano.

A maior taxa de crescimento ano a ano, porém, ficou com a Lenovo: 19.2%. A empresa ficou em terceiro lugar no ranking, tendo vendido 17,7 milhões de unidades e registrado um domínio de 10.5% do mercado. A Amazon vem logo em seguida com 16,1 milhões de vendas, 9.5% de participação e 15.1% de crescimento.

Em quinto lugar temos a Huawei, que vendeu 9,7 milhões de unidades e registrou domínio de 5.7% do mercado. A marca chinesa segue sofrendo duras consequências das sanções impostas pelos Estados Unidos e seu crescimento ano a ano acabou por ser negativo: -32.1%.

Chromebooks

No ramo dos Chromebooks o cenário muda bastante. Em primeiro lugar temos a HP com 10,2 milhões de unidades vendidas, 27.7% de participação e 9.3% de crescimento. A Lenovo fica na segunda posição com 8,3 milhões de vendas, 22.4% de participação e 23.4% de crescimento.

A Acer figura em terceiro lugar com números mais modestos: 6,4 milhões de unidades vendidas, 17.3% de domínio do mercado e 4.6% de crescimento. Na quarta posição, a Dell acabou por registrar crescimento negativo de -5.2%, mas conseguiu vender 5,4 milhões de Chromebooks e garantir uma participação de 14.6%.

A Samsung impressiona, embora fique posicionada em quinto lugar. Isso porque a empresa sul-coreana registrou um crescimento de 77.2% ano a ano no segmento dos Chromebooks. Além disso, vendeu 3,2 milhões de unidades e registrou participação de 8.8% no mercado.


0

Comentários

Mercado de tablets cresce dominado por Apple e Samsung em 2021
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista