25 Março 2022
O Google terá que pagar uma multa de US$ 20 milhões à empresa EcoFactor para encerrar um processo que envolve os termostatos smart Nest, da linha de casa inteligente. A big tech disse que vai recorrer da decisão.
A EcoFactor alega que os termostatos Google Nest infringiram dois de seus direitos de patente. Um tribunal no Texas, nos Estados Unidos, condenou a Gigante de Buscas a pagar uma multa milionária à empresa de tecnologia ecológica.
O número de ações judiciais contra o Google tem aumentado significativamente. Recentemente, a empresa foi processada por favorecer seu comparador de preços em buscas, por realizar propaganda enganosa do Pixel 4 nos EUA e por violar lei antimonopólio na Rússia.
O caso da violação de patentes da EcoFactor foi aberto em 2020, quando a empresa de inovação ecológica alegou que os termostatos Google Nest infrigiam dois de seus direitos patenteados.
O tribunal decidiu que apenas uma patente foi infringida: a que se refere ao método que os termostatos do Google desligam os sistemas HVAC para economizar energia.
Um porta-voz do Google, José Castañeda, disse à Reuters que o veredito não vai afetar os clientes que possuem os termostatos da empresa e que eles planejam recorrer da decisão.
O Google não é a única empresa contra a qual o EcoFactor entrou com uma ação judicial. A EcoFactor também acusou a Amazon, Ecobee e Vivint de violação de direitos de patente sobre a tecnologia de termostato inteligente.
O que você acha dos constantes envolvimentos do Google em batalhas judiciais? Conte nos comentários!
Comentários