LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel, AMD, ARM, TSMC e outros se unem para definir padrão para chiplets

03 de março de 2022 9

Os maiores fabricantes de chips do mundo, entre eles a Intel, a ARM, a TSMC e a AMD, estão se unindo para definir um padrão Universal Chiplet Interconnect Express, o UCIe, para conectar chiplets em futuros semicondutores. O projeto, que reúne ainda Qualcomm, Samsung, Meta, Google Cloud, Microsoft e as principais empresas do ramo.

Como se para definir um marco zero para todos nessa competição por processadores ainda mais avançados, a ideia é fazer um design de código aberto para permitir a conexão dos chiplets, pequenos módulos de processadores que podem ser encaixados facilmente — e daí permitir SoCs personalizados.

(Imagem: UCIe/ Reprodução)

Visando facilitar a vida dos fabricantes, a ideia é adotar um mesmo ecossistema de chiplets compatíveis, como o atual ecossistema de placas baseadas em PCIe. Nesse sentido, os componentes dos chipsets não ficar dependentes mais de apenas uma fabricante.

Entre os benefícios desse novo método, prevê-se menos desperdício (pois será possível substituir apenas um chiplet específico caso haja algum defeito, e não uma placa inteira), além da capacidade de produzir chips maiores do que poderiam atualmente, de maneira monolítica.

(Imagem: UCIe/ Divulgação)

Ainda em etapas iniciais, o projeto UCIe ainda está focado em estabelecer regras para interconectar os chiplets, mas há planos para criar uma organização da indústria para definir a tecnologia UCIe de próximo geração.


9

Comentários

Intel, AMD, ARM, TSMC e outros se unem para definir padrão para chiplets
  • Os técnicos em microeletronica agradecem. É um saco ter que ficar comprando um stencil pra cada chip

      • Isto é ou seria uma grande inovação hoje somente algumas empresas ou técnicos ou engenheiros sabem falar ou indicar um processador para uma determinada placa com um soquete padrão os usuários destas máquinas ganharão independencia na escolha do processador também poderá surgir novas tecnologias e empresas concorrentes

          • parece mto bom, espero q se torne realidade

              • Essa vai pra frente agora nao sei como a intel ta nisso

                • Interessante.... Essa proposta originalmente era da IBM, mas a ideia não foi para frente... Mas com a escassez de chips veio a tona com essa solução bastante interessante, vindo a ser implementado como uma das ideias que solucionaria tanto o excesso como a falta de componentes.
                  Por exemplo: Tenho uma placa mãe modular, quero trocar de processador, simplesmente trocaria apenas o processador e o socket de encaixe ... Essa é a ideia, porém serve o mesmo para outros componentes da placa mãe...

                    • A especificação abrange a camada física, estabelecendo os padrões de sinalização elétrica que os chiplets usarão para conversar entre si, bem como o número de lanes físicas
                      É como se fosse o PCIe onde voce pode conectar uma placa de video da Nvidia ou Radeon tanto faz e vai funcionar, mas nesse caso os chiplets serao soldados em um package, tipo um SoC ( por exemplo chiplets de CPU intel, com chiplets de GPU discreta Nvidia (formando um processador intel com grafico nvidia por exemplo tudo em um unico chip SoC"

                    • nussa ai sim heim da hora

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista