LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft pode ser nacionalizada na Rússia caso não retorne ao país

15 de março de 2022 14

Atualização (15/03/22) - JB

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o governo da Rússia ameaçou iniciar o processo de nacionalização da Microsoft e de outras gigantes da tecnologia que deixaram o país recentemente. O aviso foi transmitido pela mídia estatal russa.

Entre as empresas que também podem ser nacionalizadas estão grandes companhias com sede nos Estados Unidos: Apple, IBM, Coca-Cola, McDonald's, Goldman Sachs e outras.

Precisamos agir de forma decisiva com aquelas [empresas] que vão encerrar sua produção. É preciso, então... introduzir uma gestão externa e depois transferir esses empreendimentos para quem quiser trabalhar - disse Vladimir Putin.

A legislação que permite ao governo russo assumir companhias estrangeiras foi aprovada rapidamente no parlamento local. Comentando o assunto, o primeiro-ministro Mikhail Mishustin foi direto:

Se os proprietários estrangeiros fecharem a empresa sem razão, então, nesses casos, o governo propõe a introdução de administração externa. Dependendo da decisão do proprietário, isso determinará o destino da empresa

Inicialmente, um total de 59 empresas estrangeiras podem ser nacionalizadas, mas ainda não está claro como o governo russo irá operar essas companhias, principalmente aquelas que trabalham com software.

Paralelo ao anúncio da nacionalização, a Rússia emitiu uma nova sanção que proíbe a exportação de diversos produtos para países do ocidente.

Até o momento, a gigante de Redmond não se manifestou sobre o assunto.

Microsoft está sob a mira do governo russo.

Texto original (04/03/22)

Microsoft apoia Ucrânia e suspende venda de produtos e serviços na Rússia

A Microsoft confirmou na manhã desta sexta-feira (04) que suspenderá a venda de seus produtos e serviços na Rússia. Brad Smith, presidente da big tech, afirma que todos da equipe estão “horrorizados, irritados e tristes com as imagens e notícias vindas da guerra na Ucrânia” e condena a invasão “ilegal e injustificável” das tropas russas.

O executivo afirma que a gigante norte-americana está trabalhando com as autoridades de várias regiões do mundo para “interromper vários aspectos de seus negócios na Rússia”, incluindo a disponibilidade de software e dispositivos fundamentais, embora maiores detalhes sobre essas sanções não sejam divulgados até o momento.

(Imagem: Reprodução)

O conflito geopolítico gera resposta de várias empresas tecnológicas norte-americanas — tais como Intel, AMD, Apple e Google — em correspondência às sanções comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos, mirando diretamente a indústria russa.

A Microsoft, previamente, apoiou o combate aos ataques cibernéticos à Ucrânia, e afirma que essa é sua a área de maior contribuição durante a guerra. “Agimos contra o posicionamento da Rússia em mais de vinte ataques aos setores governamentais, tecnológicos e financeiros da Ucrânia”, comenta o presidente no blog oficial da empresa.

A guerra impacta diretamente no mundo da tecnologia e pode agravar um cenário pouco favorável de escassez de semicondutores, além de erguer à luz diversas questões sobre compartilhamento de notícias falsas. A Counterpoint prevê que o mercado russo de celulares irá “derreter”, fazendo com outros países avancem em um parâmetro global.


14

Comentários

Microsoft pode ser nacionalizada na Rússia caso não retorne ao país
  • É só eles chamarem os chineses pra roubarem e estudarem os dados que tem nessas empresas e GG, nova União Soviética kkkkkk

      • Os russos não deviam se preocupar com as empresas que sairem de lá, na verdade algumas delas saindo é benéfico para o país.

          • Vão usar Linux agora?????

              • A maior parte das empresas e as pessoas do mundo inteiro já usam em praticamente tudo, com exceção no Desktop em que o uso do Linux acho ser somente 1%

                  • Ou seja, onde realmente importa, ninguém usa.

                      • Linux é o maior "sistema" do mundo. A maioria dos servidores usam linux, stadia também, Android, oculus Quest, Roku os, as central multimídia da Hyundai, web os, steam deck, carros da tesla, computadores da NASA, fire os, tizen e a Amazon luna vai migrar para o linux

                    • Será que ele ficou horrorizado quando os EUA arrasaram a Somália, Iraque, Líbia e Síria?

                        • cara concordo plenamente,e digo mais ,tenho quase certeza de que essa comoção toda com a Ucrânia é pq é um país europeu e de brancos ,se fosse um país miserável da África sendo invadido ninguém ligaria,quer uma prova? Tava vendo uma reportagem de um trem de refugiados ucranianos chegando na Polônia e os poloneses recebendo com flores ,presentes e brinquedos pras crianças ,até aí tudo bem ,mas tem vídeos na fronteira da Polônia em que os guardas barraram estudantes africanos que vieram da Ucrânia fugindo e deixando passar somente os ucranianos brancos .eu duvido que se aquele trem que eu mencionei tivesse lotado de refugiados etíopes os poloneses receberiam com presentes.

                            • Há bairros na Europa onde por exemplo "por respeito aos mulçumanos" eventos LGBT não podem passar, as mulheres tem que ter cuidado com suas roupas etc...

                                • O choque cultural e muito grande, já morei na Holanda e sei o que falo

                                    • Bem e muito mais fácil vc receber uma pessoa na sua casa que compartilha a mesma cultura e valores do que um mulçumano ou africano que vem de uma cultura totalmente diferente e que muitas vezes com valores totalmente opostos. Os mulçumanos por pertencerem a uma outra civilização tem outra visão do mundo em questão de diretos das mulheres e minorias só pra começar. Normalmente imigrantes mulçumanos nao fazem questão de assimilar a cultura do país em que vivem.

                                    • Interessante.... Em outras palavras.... Ficará mais "barato" para comprar

                                        • Mas até quando? porque o pouco que eu sei, eles não fabricam esse produtos por lá, vão fazer oque quando acabar o estoque? ficar com a marca e vender uns clones chineses?! kkk

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                          Economia e mercado

                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista