
Segurança 07 Mar
A Samsung lançou, na última sexta-feira (4), sem nenhum alarde uma leva de celulares. Além de algumas especificações em comum, os novos modelos compartilham uma outra característica: o fato de não virem com o carregador na caixa.
De acordo com informações do site PhoneArena, os novos Galaxy A13, A23, não virão com o acessório em suas embalagens. Além disso, o básico Galaxy A03s, lançado no ano passado, também deve se separar do carregador.
Já circulavam rumores na indústria que a Samsung iria retirar o acessório de alimentação da caixa de mais celulares do seu portifólio, incluindo toda a família A da marca sul-coreana. Agora, o boato parece ter se materializado.
Vale destacar que as informações do PhoneArena são referentes ao mercado dos Estados Unidos, mas é esperado que a retirada do carregador, que virou uma tendência entre as fabricantes, também chegue para a série A vendida no Brasil.
A polêmica retirada do carregador da caixa do produto vem se arrastando há alguns anos no mundo. No Brasil, após ações do Procon e de outras entidades de defesa do consumidor, a Samsung passou a oferecer o carregador em seu site.
Dessa forma, os clientes que compram um celular da marca que vem sem o acessório podem solicitá-lo pelo site da fabricante com a apresentação da nota fiscal. É esperado que esse sistema também funcione para os novos celulares da linha A.
Em outubro de 2020, a Apple anunciou que todos os iPhones comercializados não iriam mais vir com o carregador e fones de ouvido na caixa. Segundo a empresa, os usuários podem reaproveitar os acessórios de modelos antigos ou comprar novos.
O argumento apresentado pela Maça foi de que seriam economizados em torno de 2 milhões de toneladas métricas de carbono anualmente com a retirada dos acessório e a venda separada. A Samsung seguiu na mesma linha meses depois.
Enquanto alguns até aceitaram o raciocínio da Apple, outros acusaram a empresa de tomar a decisão para economizar dinheiro e vender mais acessórios. No Brasil, a Apple também foi processada por clientes e respondeu a ações dos órgãos reguladores.
A Maça também está enfrentando uma pressão na Europa para mudar do Lightning para o USB-C, após um projeto que busca exigir das fabricantes que comercializam no continente a adoção de um padrão para os conectores.
Você concorda com a justificativa das empresas para não venderem o carregador junto com o aparelho? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários