LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple anuncia o M1 Ultra, seu novo processador de alto desempenho para desktops

08 de março de 2022 41

O evento Peek Performance, realizado pela Apple nesta terça-feira (8), também foi marcado pela apresentação do processador M1 Ultra, o novo chip da empresa promete trazer várias melhorias em relação ao M1 Max, mas mantendo a eficiência energética.

De acordo com o que foi mostrado pela Maçã, os engenheiros juntaram, praticamente, duas unidades do M1 Max em uma só, por meio de um processo chamado UltraFusion. O processador traz 20 núcleos de CPU e GPU integrada com 64 núcleos.


O M1 Max suporta até 128 GB de memória RAM e promete ter oito vezes mais potência que o Apple M1. O M1 Ultra será lançado pela Apple em breve e um dos primeiros produtos com o chip será o desktop Mac Studio, também mostrado hoje.

Já na comparação com concorrentes de outras marcas, o M1 Ultra mostrou ter até 90% mais desempenho multithread que processadores tradicionais de 16 núcleos, como o i9-12900K. Isso de acordo com os gráficos apresentados pela Apple.


Todo esse desempenho também promete garantir uma alta eficiência energética. Segundo a Apple, o M1 Ultra consegue entregar desempenho similar a uma GPU de alto desempenho com até 200W a menos de consumo energético.

Outro destaque do novo processador da Apple é a sua rede neural capaz de fazer 22 trilhões de operações por segundo. Feito em 5 nm, o chip ainda possui 114 bilhões de transistores e entrega até 800 GB/s.​


“O M1 Ultra é outro divisor de águas para o silício da Apple que mais uma vez chocará a indústria de PCs. Ao conectar duas matrizes M1 Max com nossa arquitetura de embalagem UltraFusion, podemos escalar o silício da Apple para novos patamares sem precedentes”, disse o vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, Johny Srouji.

A empresa destacou também a integração entre hardware e software ao afirmar que o macOS Monterey foi projetado para aproveitar ao máximo os ganhos de desempenho do M1 Ultra em CPU, GPU e largura de banda de memória.

Por fim, a empresa deixou claro que o M1 Ultra vem para somar. Portanto, nenhum chip da linha Apple M1 vai ser descontinuado, tendo em vista que eles vão ser usados em computadores de diferentes segmentos de uso.

Gostou do novo processador da Maçã? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


41

Comentários

Apple anuncia o M1 Ultra, seu novo processador de alto desempenho para desktops
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista