LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ele continua! Paulo Guedes agora diz que brasileiros têm dois celulares

16 de março de 2022 229

Atualização (16/03/2022) - GS

No início da semana, Paulo Guedes, ministro da Economia, causou polêmica ao dizer que o número de iPhones no Brasil é maior que o de habitantes, sugerindo que nossa economia está favorável o bastante para que a maioria dos brasileiros se permitam investir em um celular de alto padrão.

Dias depois, o ministro tentou se explicar sobre o caso, afirmando que sua verdadeira intenção era a de dizer que cada brasileiro possui mais que um celular.

Da última vez eu dei uma escorregada. Eu quis falar o seguinte: cada brasileiro tem dois dispositivos digitais, tem dois celulares, pode ter até dois celulares, aí saiu iPhone. Sem querer, em vez de falar ‘celular’, saiu ‘iPhone’.

Foto: reprodução

Embora muitos brasileiros consigam se dar ao luxo de ter mais de um celular, não devemos esquecer que muita gente no país ainda vive em nível de subsistência e que a pandemia de coronavírus só agravou os problemas das classes econômicas mais pobres, com muitos tendo que recorrer ao consumo de ossos de boi para suprir suas necessidades.

Guedes deu um verdadeiro show de despreparo em suas últimas aparições, proferindo uma série de gafes e remendos desconexos.

No mesmo evento em que afirmou que os brasileiros possuem mais de um celular, o ministro também disse o seguinte:

Se vier a segunda guerra mundial, estamos prontos de novo. Vamos expandir de novo, porque estamos com déficit zerado.

Ao ser questionado sobre a fala, Guedes afirmou que considera a pandemia de coronavírus como a "Primeira Guerra Mundial" e que o atual conflito entre Rússia e Ucrânia, na visão dele, é a "Segunda Guerra Mundial", ignorando os dois conflitos bélicos históricos anteriores.

Não estou falando de segunda guerra mundial. Deu uma guerra, que foi essa pandemia, guerra sanitária mundial. Agora tem uma segunda, Ucrânia, Rússia. Isso subiu preço de combustíveis, fertilizantes, isso nos atinge", explicou. "Quis dizer: se houver essa guerra do petróleo, essa guerra dos grãos, vamos estar preparados para reagir.

Por enquanto, nos resta esperar pelas próximas declarações do eloquente ministro.

Texto original - 14/03/2022

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o número de iPhones em território brasileiro é maior que o de habitantes. A fala do economista chamou a atenção por ser uma completa inverdade e não condizer com a realidade econômica do país.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a declaração de Guedes foi feita durante um discurso na cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, que aconteceu na última sexta-feira (11).

"Nosso presidente já era digital e somos o quarto maior mercado digital do mundo. Tem mais iPhones no Brasil do que população. Os brasileiros têm um, dois iPhones, às vezes", disse o ministro, sem citar a fonte da informação.

Porém, como sabemos, o preço não é o forte dos produtos da Apple no Brasil. Os aparelhos da marca que chegam por aqui estão entre os mais caros do mundo, e quem tem uma renda média precisa de mais de 2 meses de salário integral para comprar um iPhone.

No site da Apple Brasil, o modelo mais econômico que pode ser comprado novo é o iPhone SE, apresentado na semana passada, a partir de R$ 4.199. Já o mais caro é o iPhone 13 Pro Max, disponível a consumidores a partir de R$ 10.142.

Confusão de dados

Talvez, Guedes tenha se confundido e falado "iPhones" ao invés de smartphones. Segundo dados de 2021 da Fundação Getúlio Vargas, existem 242 milhões de celulares no Brasil, enquanto a população é contabilizada em 212,6 milhões de pessoas.

A Apple fica no final do ranking das marcas mais usadas pelos brasileiros, de acordo com o StatCounter. A Samsung domina o mercado nacional, seguida da Motorola e da chinesa Xiaomi. Já a Maçã não detém nem 10% da fatia.

  • Samsung — 40,54% de participação
  • Motorola — 26,87%
  • Xiaomi — 11,45%
  • LG — 9,48%
  • Apple — 9,36%

Qual a sua opinião sobre a fala do ministro? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Veja também

(atualizado em 19 de abril de 2024, às 13:46)

229

Comentários

Ele continua! Paulo Guedes agora diz que brasileiros têm dois celulares
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista