Acessórios 18 Mar
A Samsung Foundry, divisão de chips da empresa sul-coreana, parece ainda estar com sérias dificuldades em sua linha de fabricação de chips lógicos para o processador top de linha de 4 nm da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1.
De acordo com o site SamMobile, acionistas da fabricante confirmaram que há problemas no processo de semicondutores mais avançados (como 4 nm e 5 nm) por serem bastante complexos, e que vai levar tempo para melhorar os rendimentos.
Supostos relatórios internos de rendimento apontaram que os rendimentos da Samsung Foundry para os chips Snapdragon 8 Gen 1 de 4 nm são muito baixos, com apenas 35%. Se esta informação estiver correta, essa é a maior preocupação da empresa.
Isso significa que para cada 100 chips produzidos, apenas 35 são bons o suficiente para serem usados pelas fabricantes de smartphones. Já a rival TSMC entrega uma taxa de rendimento de cerca de 70%, o dobro, em seu processo de 4 nm.
Começou a circular na indústria no mês passado que a Qualcomm não estaria nada satisfeita com os resultados obtidos pela Samsung. Diante desse cenário, a empresa sul-coreana teria perdido contratos para a fabricação de próximos chips.
A Qualcomm teria escolhido a TSMC para fabricar chips como o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, que pode ser lançado no 2° semestre deste ano. Sendo assim, a empresa taiwanesa tem três grandes clientes: Apple, MediaTek e Qualcomm.
No entanto, a Samsung espera melhorar seu desempenho com o processo de 3 nm que pode ser lançado até o final de 2022 ou em 2023. A empresa sul-coreana usará um processo GAA (Gate All Around) completamente novo para sua tecnologia de 3 nm.
Segundo especialistas do setor, isso pode melhorar o desempenho significativamente. A TSMC ainda não adotou a tecnologia GAA. Só nos resta aguardar se a Samsung vai conseguir recuperar grandes clientes, como a Apple e a Qualcomm.
Comentários