
Segurança 10 Mai
Deve entrar em vigor nesta semana uma medida anunciada pelo Ministério da Economia que reduz em 10% o imposto de importação para smartphones, computadores, bens de capital e outros equipamentos de informática.
Em nota, o ministério afirma que a medida deve resultar em um desconto de 2% a 5% no preço de produtos comercializados no mercado interno, sendo que o governo terá uma perda de arrecadação na casa dos R$ 1,4 bilhão neste ano.
No total, são cerca de 1.495 produtos que serão beneficiados pela medida, sendo que ela dependeu de negociação com os demais parceiros do Mercosul, uma vez que esse é um imposto regulatório.
Atualmente, as tarifas de importação vão de zero a 16% para as mercadorias que pagam a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul. Citando exemplos, uma máquina que paga 10% de imposto agora entrará no país pagando 9%.
Smartphones e notebooks atualmente são tarifados em 16%, mas com a mudança terão a taxa reduzida para 14,4%. No caso de equipamentos médicos, a alíquota passará de 14% para 12,6%.
Os itens que são tarifados em 2% terão sua alíquota zerada para reduzir a burocracia.
O Ministério da Economia informou em nota que a medida vai reduzir custos e aumentar a competitividade de diversos setores da economia e beneficiar os consumidores, que pagarão menos para comprar itens como computadores e celulares. Por causa da desvalorização do real no último ano, esses produtos tiveram alta considerável de preços no país.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários