LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Europeia aprova USB-C como conexão universal e quer padronizar carregamento sem fio

23 de abril de 2022 56

O Comitê de Mercado Interno e Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu aprovou a proposta de tornar universal a conexão USB-C em todos os dispositivos vendidos no bloco. O texto foi votado nesta semana, sendo que foram 43 votos favoráveis e apenas dois contrários.

De acordo com a proposta, o Parlamento Europeu agora precisa aprovar a regulamentação da lei, sendo que o USB-C deve substituir o Micro-USB e o Lightning em uma série de dispositivos:

O USB-C se tornará a única conexão em smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido com e sem fio, consoles, e-readers e notebooks. Além disso, as fabricantes devem usar a conexão como a única porta de carregamento para facilitar o compartilhamento de carregadores.

A única exceção será concedida para dispositivos vestíveis menores, como pulseiras e relógios inteligentes. Isso porque esses aparelhos já oferecem o carregamento magnético como uma alternativa.

USB-C se tornará a porta universal em dispositivos vendidos na União Europeia e o carregamento sem fio também será regulamentado.

A sessão plenária que deve analisar o texto final no Parlamento Europeu deve ser realizada em maio, sendo que a lei também prevê um período de transição até 2024. Além disso, o status universal só será atingido em 2026.

O objetivo principal da lei é permitir o maior compartilhamento entre cabos e carregadores para redução de lixo eletrônico. Além disso, a medida também busca proteger o consumidor, uma vez que estima-se que a economia anual com a compra de novos carregadores pode chegar a 250 milhões de euros.

Outro detalhe importante que consta no texto é que as fabricantes precisarão rotular claramente seus carregadores com a potência que eles podem oferecer.

Atualmente, a maioria dos carregadores trazem essa informação em uma pequena etiqueta com letras minúsculas. O texto da UE prevê que a potência precisa ser destacada de forma clara.

Por fim, os parlamentares europeus ainda avançaram em outro ponto: até 2026 o carregamento sem fio também deverá ser compartilhado entre todos os dispositivos vendidos no bloco. Ou seja, as empresas precisarão padronizar suas tecnologias para que um Galaxy ou um iPhone utilizem o mesmo carregador sem fio.

O que achou da decisão da União Europeia? O Brasil e o Mercosul poderão fazer algo semelhante? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.

Veja mais


56

Comentários

União Europeia aprova USB-C como conexão universal e quer padronizar carregamento sem fio
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista