
Economia e mercado 22 Mar
23 de abril de 2022 56
O Comitê de Mercado Interno e Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu aprovou a proposta de tornar universal a conexão USB-C em todos os dispositivos vendidos no bloco. O texto foi votado nesta semana, sendo que foram 43 votos favoráveis e apenas dois contrários.
De acordo com a proposta, o Parlamento Europeu agora precisa aprovar a regulamentação da lei, sendo que o USB-C deve substituir o Micro-USB e o Lightning em uma série de dispositivos:
O USB-C se tornará a única conexão em smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido com e sem fio, consoles, e-readers e notebooks. Além disso, as fabricantes devem usar a conexão como a única porta de carregamento para facilitar o compartilhamento de carregadores.
A única exceção será concedida para dispositivos vestíveis menores, como pulseiras e relógios inteligentes. Isso porque esses aparelhos já oferecem o carregamento magnético como uma alternativa.
A sessão plenária que deve analisar o texto final no Parlamento Europeu deve ser realizada em maio, sendo que a lei também prevê um período de transição até 2024. Além disso, o status universal só será atingido em 2026.
O objetivo principal da lei é permitir o maior compartilhamento entre cabos e carregadores para redução de lixo eletrônico. Além disso, a medida também busca proteger o consumidor, uma vez que estima-se que a economia anual com a compra de novos carregadores pode chegar a 250 milhões de euros.
Outro detalhe importante que consta no texto é que as fabricantes precisarão rotular claramente seus carregadores com a potência que eles podem oferecer.
Atualmente, a maioria dos carregadores trazem essa informação em uma pequena etiqueta com letras minúsculas. O texto da UE prevê que a potência precisa ser destacada de forma clara.
Por fim, os parlamentares europeus ainda avançaram em outro ponto: até 2026 o carregamento sem fio também deverá ser compartilhado entre todos os dispositivos vendidos no bloco. Ou seja, as empresas precisarão padronizar suas tecnologias para que um Galaxy ou um iPhone utilizem o mesmo carregador sem fio.
O que achou da decisão da União Europeia? O Brasil e o Mercosul poderão fazer algo semelhante? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários