Faça login e
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Número de reclamações caiu 24% e velocidade da banda larga dobrou em 2021, revela Anatel

03 de maio de 2022 0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta terça-feira (03), o Relatório Anual de Gestão referente ao ano de 2021, documento em que o órgão regulador ressalta as principais medidas tomadas no último ano na gestão pública e atuação em diferentes segmentos relacionados à telecom, incluindo o leilão do 5G e outras tecnologias.

Conforme revela o relatório, o balanço de 2021 foi positivo na maioria dos pontos considerados para análise do mercado brasileiro de rede móvel e fixa, sendo reportado, inclusive, uma queda de 24,4% no número de reclamações contra operadoras em relação a 2020, desempenho que pode significar avanços na qualidade da telefonia brasileira.

Panorama de 2021

De acordo com o desempenho estratégico divulgado pela Anatel, em 2021 a velocidade média de internet banda larga fixa contratada foi de 186,3 Mbps em todo o país, número que demonstra um aumento superior a 120% se comparado com 2020, ano em que a média nessa categoria ficou em 88,72 Mbps.

Além da maior velocidade de conexão, a banda larga também demonstra resultados positivos em outras análises consideradas pelo órgão regulador, como na área de cobertura em zonas rurais em que foi registrado um aumento de 13% se comparado com o mesmo período no ano retrasado — a meta estipulada para 2023 prevê 73% de cobertura nessas regiões.

No geral, a média de satisfação dos consumidores com a banda larga fixa no ano passado foi de 6,88/10, resultado que se mostrou bastante inferior se comparado com a média de 7,61 da categoria de internet móvel no Brasil — o maior indicador pertence aos planos pré-pagos, com aprovação de 7,82.

Segundo a agência, a população coberta pela banda larga móvel (desprezando a faixa e geração) chegou a 90,11% em 2021 com meta de 91,46% para 2023.

Você está satisfeito com sua internet banda larga fixa? Conta pra gente, comente!