LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: conexão deve chegar às capitais somente em setembro

12 de maio de 2022 3

Apesar do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) ter reafirmado que o 5G deveria chegar às capitais brasileiras em julho, o grupo técnico das operadoras e da Anatel fez uma proposta para que o lançamento da rede seja adiado para setembro.

O pedido, que ainda deve ser referendado pelo Conselho Diretor da Anatel, foi divulgado por uma nota e aprovado pelo Gaispi. Nele é mencionado que a ativação da primeira torre de 5G para cada 100 mil usuários seja adiada em 60 dias, ficando assim para setembro em relação ao prazo original do edital da Anatel, que estabelecia o prazo para 31 de julho.

Segundo a Anatel, o atraso na ativação das radiobases de sinal 5G é explicado como:

À impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria, para a realização da mitigação de interferências nas estações satelitais, no prazo original.


A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) ainda detalha que faltam equipamentos para implementação da rede, pois a nova série de lockdowns na China e a escassez de semicondutores reduziu o fluxo de produção deles. Além disso, o transporte aéreo está limitado em diversas regiões do mundo, o que atrasa ainda mais as entregas dos aparelhos necessários.

Dentre os equipamentos em falta destacam-se os filtros para as estações de serviços profissionais de satélite (FSS), LNBFs para mais de 1,2 mil estações que precisarão ser adaptadas para transmissão do sinal 5G. Fornecedores afirmam que somente conseguirão entregar as encomendas em junho, podendo atrasar a instalação dos equipamentos.

Apesar dos problemas, o Gaispi afirma que seguirá "limpando" o sinal das cidades conforme os equipamentos forem entregues, pois o 5G precisa da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, atualmente ocupada pelas antenas parabólicas de banca C, para operar adequadamente.

Sendo assim, é esperado que os kits com parabólica, LNBF e decodificador para cadastrados no Cadúnico sejam distribuídos nas capitais a partir de junho, para que os usuários ainda possam ter acesso à TV aberta sem interferências do 5G. As emissoras devem iniciar a transmissão pela banda Ku ainda em maio.


3

Comentários

5G no Brasil: conexão deve chegar às capitais somente em setembro
Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia