
Economia e mercado 26 Mai
26 de maio de 2022 59
Dados da pesquisa "Go2Mob/FirstCom" sobre o uso de dispositivos móveis e portáteis revelam que 36,8% dos brasileiros das classes C e D costumam usar o smartphone para trabalhar, enquanto o restante dos entrevistados utilizam para ligações telefônicas (23,1%), envio/recebimento de mensagens de texto (13,2%), compras (6,6%) e redes sociais, com 5,5%.
De acordo com dados coletados através da pesquisa, cerca de 30% dos entrevistados afirmaram ter trocado de smartphone nos últimos doze meses. Segundo os números, a marca preferida foi a Samsung com 51,5%, seguida pela Motorola (19,5%), Xiaomi (9,6%), Apple (6,4%), Multilaser (5,3%), Sony Ericsson e Nokia (0,8%); a opção “outras marcas” somaram 6,1%.
Diante desse cenário, em torno de 41,3% das pessoas revelaram ter adquirido um novo celular com preço inferior a mil reais, enquanto 38,6% investiram até 2 mil reais e 10,2% dos clientes desembolsaram entre 2 e 3 mil; a faixa mais cara custando acima dos R$ 5 mil foi a escolhida por apenas 1,6% dos participantes da pesquisa.
Conforme revela a pesquisa, os smartphones de entrada e intermediários foram os preferidos entre os brasileiros que trocaram de telefone no ano passado. Essas métricas deve se repetir este ano com fortes investimentos dos consumidores em dispositivos acessíveis que oferecem especificações equilibradas e custo-benefício.
Além disso, a popularização do chamado "celular do Pix" pode contribuir para o crescimento no volume de vendas dos celulares mais baratos. Essa opção foi adotada como alternativa em decorrência do crescente número de roubos de celulares e golpes bancários em todo o país.
Embora os smartphones tenham sido o foco do levantamento, os pesquisadores também questionaram os entrevistados sobre preferências por laptops e tablets.
Neste caso, 18% das pessoas responderam que compraram um novo notebook nos últimos 12 meses, sendo que a sul-coreana novamente lidera o ranking como a preferida pelas classes C e D com 48,9%, seguida pela LG (16,3%), Asus (11,5%), Apple (7,9%), Acer (5,7%), Dell (3,5%), Positivo (3,1%) e Lenovo (2,2%).
O mercado de tablets, por sua vez, tem predominância o uso dos aparelhos para estudos (31,6%), trabalho (19,3%) e jogos com 14%, revelando que o público escolhe os portáteis para produtividade. Nesse quesito, a Samsung também foi a favorita para 36,6% dos entrevistados, seguida pela LG e ASUS com 20,1% e 8,9%, respectivamente.
O estudo contou com a participação de 4.500 pessoas das classes C e D, dos 26 Estados e do Distrito Federal,
Você usa o smartphone como ferramenta de trabalho? Conta pra gente, comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários