Acessórios 25 Mai
No início de 2022 a Sony adquiriu a Bungie por US$ 19 bilhões após a Microsoft levar a Activision Blizzard, entretanto, o CEO da dona da PlayStation afirmou em uma entrevista que a empresa japonesa tem mais planos envolvendo a compra de estúdios. A declaração foi dada após um evento onde Jim Ryan estava presente.
Segundo Ryan, a PlayStation Studios não terminou a sua estratégia de crescimento de "forma inorgânica", isto é, por meio da aquisição de outros estúdios. Confira um trecho da entrevista transcrito pelo portal VideoGamesChronicle:
Temos sido extremamente ativos na área de M&A (fusões e aquisições) e investimento. Ofertas para adquirir totalmente cinco desenvolvedores foram fechados, com as negociações indo com Bungie e Haven Studios. Investimentos estratégicos foram feitos na Discord, Devolver Digital e AccelByte. Deve-se notar também que isso não inclui os novos investimentos feitos na Epic Games pela Sony Group Corporation.
Durante a sessão de perguntas e respostas, Ryan ainda mencionou que o objetivo da Sony é ampliar o alcance da PlayStation com a integração de mais estúdios que criam títulos relevantes.
À medida que passamos de nossa estratégia histórica de desenvolvimento de jogos para um alcance de mercado muito mais amplo e muito mais amplo do que desfrutamos hoje, é muito provável que sejam necessários estímulos inorgânicos para nos ajudar a realizar esses sonhos.
E na medida em que as metas potenciais se encaixam em nossa estratégia, na medida em que as metas potenciais nos permitem acelerar a maneira como somos capazes de cumprir nossa estratégia, certamente consideraremos mais atividades de M&A para adicionar ao nosso portfólio de negócios.
Sendo assim, podemos entender que a Sony já está cogitando novas parcerias para ampliar as ofertas para seus usuários conforme o PlayStation 5 se torna mais popular, oferecendo mais possibilidades graças ao seu hardware atualizado com suporte a novas tecnologias e maior poder de processamento.
Ryan ainda detalhou que a PlayStation também tem planos para impulsionar o crescimento de estúdios adquiridos, como foi o caso da Bungie recentemente. Em troca, a Bungie fornecerá dados e a sua expertise no desenvolvimento de títulos e soluções para tornar o ecossistema da Sony mais rico.
O objetivo desses investimentos é aumentar nossa força central no PlayStation Studios, mas também adquirir experiência em áreas de desenvolvimento de jogos onde historicamente não tivemos uma presença significativa. A parceria planejada da Bungie é um grande exemplo deste último.
Por fim, é preciso lembrar que rumores apontam que a Square Enix pode ser adquirida pela Sony após ter vendido seus estúdios ocidentais para o Embracer Group. Além disso, a Electronic Arts está negociando com diversas empresas como Amazon, Disney e Apple, além de outras grandes empresas, como a Sony, que podem ter exigido sigilo absoluto para evitar vazamentos.
Qual será a próxima aquisição da Sony? Conte o seu palpite nos comentários!
Comentários