
Economia e mercado 19 Jun
Atualização (22/06/22) - JB
Durante a realização do fórum "Catar Economic", Elon Musk, CEO e fundador da Tesla, confirmou que a montadora de carros elétricos deve demitir 10% da sua força de trabalho.
O bilionário reafirmou o que já tinha dito em um e-mail vazado, sendo que o plano de desligamento de trabalhadores deve ser executado dentro dos próximos três meses.
Musk também disse que a Tesla deve ampliar o número de funcionários que devem receber por hora, algo que ele julga mais "flexível" que a contratação por salário fixo mensal.
Os cortes serão aplicados apenas aos trabalhadores assalariados, o que significaria uma redução de 3,5% no número total de funcionários. O executivo ainda ressaltou que deve começar a se empenhar pessoalmente para apoiar a criptomoeda Dogecoin.
Por fim, assim como o CEO do JP Morgan e outros banqueiros dos Estados Unidos, Elon Musk espera que o país enfrente dificuldades econômicas nos próximos meses.
A previsão mais pessimista do mercado indica que os EUA podem entrar em recessão ainda neste ano, algo que impacta na venda de carros da Tesla.
Texto original (03/06/22)
O CEO e fundador da Tesla, Elon Musk, pode demitir até 10% da força de trabalho da montadora ao longo dos próximos meses. De acordo com a Reuters, esse corte faz parte de um "sentimento super ruim" que o executivo está tendo em relação ao mercado automotivo.
A informação acabou sendo vazada por um executivo da própria Tesla, uma vez que o e-mail onde Musk fala das demissões foi encaminhado apenas aos diretores da montadora.
A mensagem também diz que a Tesla precisa "pausar todas as contratações em todo o mundo".
Musk também deixa claro que está preocupado com uma possível recessão global.
Com o vazamento da informação, muitos dizem que o posicionamento de Musk contra o trabalho em home office já é uma maneira indireta de demitir funcionários. Isso porque o bilionário quer que todos voltem aos escritórios e a penalidade para quem se recusar é o desligamento da empresa.
Comentando o assunto, o chefe global de pesquisa macroeconômica do banco holandês ING, disse:
O sentimento ruim de Musk é compartilhado por muitas pessoas. Não estamos falando de recessão global, mas esperamos um arrefecimento da economia até o fim do ano. Os EUA vão se acalmar, enquanto China e Europa podem se recuperar.
Por mais que a demanda por carros da Tesla continue alta, isso pode estar acontecendo porque a empresa está sem estoques após o lockdown em Xangai. Aparentemente, Musk sabe que o retorno da produção no ritmo normal deve fazer com que sobrem carros nos estoques, uma vez que o mundo passa por um período de alta inflação.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários